A Relação entre a Leitura e o Cérebro sob a Perspectiva Das Neurociências: Uma Revisão de Literatura Narrativa

Autores

  • Francineide Fernandes de Araújo UFPI
  • Marli Ferreira de Carvalho Damasceno IFPI
  • José Ribamar Lopes Batista Júnior UFPI

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.263

Palavras-chave:

Cérebro, Leitura, Neurociências

Resumo

O ato de ler tem se revelado, a partir dos avanços neurocientíficos, um processo complexo, uma vez que envolve naturezas específicas, a cognitiva e a social, contudo, interligadas entre si (Sousa, Hübner, 2017; Dehaene, 2012). Cientes da complexidade e do impacto que a leitura pode exercer sobre a vida do leitor,  propomos este trabalho, realizado mediante uma revisão de literatura narrativa (Alves, 2022), com o objetivo geral de investigar, a partir de pesquisas empreendidas, no campo das Neurociências, a relação entre a leitura e o cérebro. Para tanto, recorremos, sobretudo, aos estudos desenvolvidos por Cosenza e Guerra (2011), Dehaene (2012); Izquierdo (2018), Lent (2018), Mlodinow (2022), dentre outros. Como resultado, verificamos que o ato de ler implica uma mobilização cerebral do leitor, uma vez que, ao lermos um determinado texto, acionamos algumas regiões específicas do nosso cérebro: a região frontal, a parietral e a região occípitotemporal.  Localizadas, no hemisfério esquerdo do córtice cerebral (Cosenza, Guerra, 2011; Dehaene, 2012, Lent, 2018). Verificamos ainda que o cérebro humano não desenvolveu ainda regiões especifica para a leitura, o que quer dizer que outras áreas são solicitadas para que seja possível desenvolvermos as habilidades como a de transformar o grafema em fonema, de visualizar a forma das letras, das palavras e construir sentidos. Com efeito, constatamos a complexidade envolvida, nesse processo, que é a leitura.

Biografia do Autor

Francineide Fernandes de Araújo, UFPI

Graduada e mestra pela Universidade Estadual do Piauí (UEPI), doutoranda pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do grupo de pesquisa PROLETRAS (UFPI), professora efetiva pela Rede Estadual e Municipal,   no Piauí. E-mail: [email protected]

Marli Ferreira de Carvalho Damasceno , IFPI

Graduada e Mestre em letras pela Universidade Federal do Piauí. Professora do Instituto Federal do Piauí. Atua na área de linguística, sociolinguística e letramento. E-mail: [email protected]

José Ribamar Lopes Batista Júnior, UFPI

Doutor e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília; membro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Atualmente, é professor do ensino básico, técnico e tecnológico e na Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí(UFPI). E-mail: [email protected]

Referências

ALVES, M. R; RODRIGUES, V, D. Revisão da literatura e suas diferentes características. Editora Científica Digital. Vol. 1 - Ano 2022. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220509058.pdf Acesso em 20 de julho de 2022.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011, 151p.

DELL’ISOLA, R. L. P. Leitura: inferência e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

DEHAENE, S. & Cohen, L. Cultural recycling of cortical maps. In: Neuron. 56, 384-398. 2007.

DEHAENE, S. Consciousness and the brain: deciphering how the brain codes our thoughts. New York: Viking, 2014.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2018.

DAMÁSIO, A, R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 3ª edição. São Paulo: Companhia das Letras.

EAGLEMAN, D. Cérebro: uma biografia. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

FERREIRA, H. da SILVA; GONÇALVES, T. O; LAMEIRÃO, S. V, de O. C. Aproximações entre Neurociências e Educação: uma revisão sistemática. Pará: Revista Exitus, N° 3, p. 636 - 662, 2019.

GABRIEL, R; KOLINSKY, R; MORAIS, J. O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais. In: D.E.L.T.A., 32.4, 2016 (919-951).

GROSSI, M. G. R.; LEROY, F. S.; ALMEIDA, R. B. S. de. Neurociência: Contribuições e experiências nos diversos tipos de aprendizado. Abakós, v. 4, n. 1, p. 34-50, 2015.

IZQUIERDO, I. Memória. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10. ed. Campinas: Pontes Edito res, 2016.

MARCUSCHI, L. A. A produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MLODINOW, L. Emocional: a nova neurociência dos afetos. Rio de Janeiro, 2022.

PLAUT, D. C. Abordagens conexionistas à leitura. In: SNOWLING, M. J.; HULME, C. (Orgs.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.

ROONEY, Anne. A História da Neurociência: Como Desvendar os Mistérios do Cérebro e da Consciência. São Paulo: M. Books, 2018.

KLIEGL, R.; LAUBROCK, J. Eye‐Movement Tracking During Reading. In: GROOT, A. M. B. de; HAGOORT, P. Research Methods in Psycholinguistics and the Neurobiology of Language. Hoboken: John Wiley & Sons, 2018.

LENT, R. O cérebro aprendiz: Neuroplasticidade e Educação. Natal: Atheneu, 2018.

MONZALVO, K. & DEHAENE-LAMBERTZ, G. How reading acquisition changes children’s spoken language network. Brain & Languag, 127, 356-365, 2013.

ROTTA, N. T; BRIDI FILHO, C.A; BRIDI, F, R, de S. Plasticidade cerebral e aprendizagem: abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2018.

SOUSA, L. B.; HÜBNER, L. C. Desempenho em compreensão leitora e fatores socioeco nômicos em escolas públicas do sul do Brasil. Fórum linguístico, v. 14, n. 2, p. 2044-2060, 2017.

Downloads

Publicado

2024-06-07

Como Citar

Araújo, F. F. de, Damasceno , M. F. de C., & Batista Júnior, J. R. L. (2024). A Relação entre a Leitura e o Cérebro sob a Perspectiva Das Neurociências: Uma Revisão de Literatura Narrativa. Cadernos Cajuína, 9(3), e249322. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i3.263

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares