Educação Ambiental para a gestão de resíduos no bairro cangalheiro, Caxias-MA: Uma iniciativa para a sustentabilidade às margens do Rio Itapecuru

Autores

  • Érica Letícia Moreira Silva IFMA Campus Caxias
  • Suane Rose de Lima Silva IFMA - Campus Caxias
  • Eduardo Borba Alves Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Jhonny Alisson de Alencar Costa IFMA Campus Caxias
  • Jhone Ferreira de Castro IFMA - Campus Caxias
  • Pedro Alberto Pavão Pessôa IFMA Campus Caxias https://orcid.org/0000-0002-9651-1184

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.293

Palavras-chave:

Poluição Ambiental, Conscientização, Aspectos socioambientais.

Resumo

A degradação causada no meio ambiente pelas cidades é na atualidade, uma das grandes preocupações da sociedade. A transformação desse cenário requer uma participação coletiva, neste sentido, a educação exerce uma função fundamental no processo de mudança de costumes e atitudes. A Educação Ambiental visa então promover uma nova postura ambiental, através da transmissão de informações, para todos os níveis de ensino e todas as idades, a fim de desenvolver melhorias nas relações humano-ambiente. A cidade de Caxias–MA, considerada uma cidade de pequeno e médio porte, atualmente demanda ações que fortaleçam o desenvolvimento da sustentabilidade, principalmente nos bairros localizados às margens de rios e riachos que compõem a bacia hidrográfica local, visto que nessas áreas, a degradação ambiental é acelerada pela falta de infraestrutura, descarte incorreto de resíduos e ocupação desordenada. Para isso, foi escolhida a população do Bairro Cangalheiro, estando este localizado às margens do Rio Itapecuru, para desenvolver uma ação de sensibilização com a comunidade, relacionando conceitos e práticas de preservação, aplicados aos problemas ambientais observados. Os dados analisados retratam que os indivíduos sabem o que é lixo, conhecem coleta seletiva e reciclagem, porém, a população não consegue perceber a importância da realização de tais práticas, em virtude da escassez de ações sociais que destaquem a importância da reciclagem para o meio ambiente e sociedade. A ação educativa ministrada mostrou-se de grande significância para os moradores, pois tornou possível debater, conhecer e reeducar algumas concepções da população participante. Esse resultado ressalta a importância de uma consciência crítica na sociedade, reconhecendo que todos têm responsabilidade na redução da produção de resíduos e a experiência reforça a necessidade de orientar o ser humano sobre sua participação ativa na natureza.

Biografia do Autor

Érica Letícia Moreira Silva, IFMA Campus Caxias

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). E-mail: [email protected]

Suane Rose de Lima Silva, IFMA - Campus Caxias

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). E-mail: [email protected]

Eduardo Borba Alves, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Mestre em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). E-mail: [email protected]

Jhonny Alisson de Alencar Costa, IFMA Campus Caxias

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Mestre em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

 

Jhone Ferreira de Castro, IFMA - Campus Caxias

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). E-mail: [email protected]  

Pedro Alberto Pavão Pessôa, IFMA Campus Caxias

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Mestre em Engenharia de Materiais (IFMA). Doutor em Ciência e Engenharia de Alimentos (UNESP). E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-09-20

Como Citar

Silva, Érica L. M., Silva, S. R. de L., Alves, E. B., Costa, J. A. de A., Castro, J. F. de, & Pessôa, P. A. P. (2024). Educação Ambiental para a gestão de resíduos no bairro cangalheiro, Caxias-MA: Uma iniciativa para a sustentabilidade às margens do Rio Itapecuru. Cadernos Cajuína, 9(5), e249524. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.293

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares