Educação Ambiental para a gestão de resíduos no bairro cangalheiro, Caxias-MA: Uma iniciativa para a sustentabilidade às margens do Rio Itapecuru
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.293Palavras-chave:
Poluição Ambiental, Conscientização, Aspectos socioambientais.Resumo
A degradação causada no meio ambiente pelas cidades é na atualidade, uma das grandes preocupações da sociedade. A transformação desse cenário requer uma participação coletiva, neste sentido, a educação exerce uma função fundamental no processo de mudança de costumes e atitudes. A Educação Ambiental visa então promover uma nova postura ambiental, através da transmissão de informações, para todos os níveis de ensino e todas as idades, a fim de desenvolver melhorias nas relações humano-ambiente. A cidade de Caxias–MA, considerada uma cidade de pequeno e médio porte, atualmente demanda ações que fortaleçam o desenvolvimento da sustentabilidade, principalmente nos bairros localizados às margens de rios e riachos que compõem a bacia hidrográfica local, visto que nessas áreas, a degradação ambiental é acelerada pela falta de infraestrutura, descarte incorreto de resíduos e ocupação desordenada. Para isso, foi escolhida a população do Bairro Cangalheiro, estando este localizado às margens do Rio Itapecuru, para desenvolver uma ação de sensibilização com a comunidade, relacionando conceitos e práticas de preservação, aplicados aos problemas ambientais observados. Os dados analisados retratam que os indivíduos sabem o que é lixo, conhecem coleta seletiva e reciclagem, porém, a população não consegue perceber a importância da realização de tais práticas, em virtude da escassez de ações sociais que destaquem a importância da reciclagem para o meio ambiente e sociedade. A ação educativa ministrada mostrou-se de grande significância para os moradores, pois tornou possível debater, conhecer e reeducar algumas concepções da população participante. Esse resultado ressalta a importância de uma consciência crítica na sociedade, reconhecendo que todos têm responsabilidade na redução da produção de resíduos e a experiência reforça a necessidade de orientar o ser humano sobre sua participação ativa na natureza.
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