Análise de Estudos e Pesquisas sobre Letramento Científico

Autores

  • Leandro Quaresma de Sousa IFSertãoPE
  • Kelvya Freitas Abreu IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.354

Resumo

O letramento científico (LC) pode ser definido como a capacidade crítica e reflexiva de utilizar o conhecimento científico para compreender, interpretar e interagir com o mundo ao nosso redor. Envolve não apenas a compreensão dos conceitos científicos fundamentais, mas também a habilidade de aplicar esses conceitos na análise de questões complexas, na tomada de decisões informadas e na participação ativa em discussões sobre temas científicos. O objetivo geral deste trabalho é realizar um levantamento bibliográfico sobre as práticas de letramento científico e como elas podem ser efetivamente implementadas para promover uma compreensão mais profunda e crítica da ciência entre os estudantes do ensino médio. Para isso, este estudo fundamenta-se em Abreu (2021, 2022); Amaral (2014); Carregosa (2021); Martins (2020); Sousa (2024), entre outros. O método deste estudo foi dividido em seis etapas principais, inicialmente identificou-se o tema da pesquisa, em seguida, definiu-se critérios de inclusão e exclusão para filtrar os estudos relevantes, após isso, realizou-se a busca e seleção dos estudos, caracterizando-os detalhadamente. A análise e interpretação dos resultados foram feitas na etapa seguinte, identificando padrões e lacunas no conhecimento. Por fim, apresentou-se a síntese do conhecimento, por meio desta pesquisa. Portanto, conclui-se que o desenvolvimento do LC exige uma abordagem multifacetada, que inclua formação adequada para professores, integração de textos diversos e práticas pedagógicas inovadoras. Investir no LC não apenas fortalece o conhecimento científico dos alunos, mas também os prepara para se tornarem cidadãos críticos e participativos em uma sociedade cada vez mais tecnológica e complexa.

Biografia do Autor

Leandro Quaresma de Sousa, IFSertãoPE

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT IFSertãoPE. E-mail: [email protected]

Kelvya Freitas Abreu, IFSertãoPE

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, mestre em Linguística (2011) e licenciada em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2008). Especialista em Ensino de Língua Espanhola (2014) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Linguística (2012) pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Atualmente é professora de espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro. E-mail: [email protected]

Referências

ABREU, K. F. Relações dialógicas no gênero relatório de estágio em comunidades de prática do Ensino Médio Integrado. Tese (Doutorado em Letras). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros/RN, 2021.

ABREU, K. F. Letramentos acadêmicos na educação básica: a singularidade do processo. In: José Ribamar Lopes Batista Júnior. (Org.). Cadernos de letramentos acadêmicos: caminhos na educação básica, travessias no ensino superior e experiências na extensão universitária. 1ed. São Paulo: Parábola, 2022, v. 1, p. 12-25.

AMARAL, L. C. Letramento científico em ciências: investigando processos de mediação para a construção dos saberes científicos em espaços não formais de ensino. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS: Porto Alegre, 2014.

CANTUÁRIO, A. A. S. Projetos de Letramento na Escola: de sua relevância como ponto de partida e de chegada da leitura e da escrita no mundo digital e no mundo do trabalho. Cadernos Cajuína, V. 4, N. 1, 2019, p.153 – 172. Disponível em: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i1.268 e https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/268

CARREGOSA, M. C. O. Letramento científico: uma proposta de aprendizagem significativa a partir da leitura do gênero literário ficção científica. Dissertação – Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe. Aracaju, 2021.

FERNANDES, E. R. Letramento Científico no Ensino Básico Público no Município de Palmas – Tocantins. Dissertação (Mestrado Acadêmico) Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Tocantins. Araguaina, 2016.

HAMILTON, M. Sustainable literacies and the ecology of lifelong learning. In: HARRISON, R. R. F.; HANSON, A.; CLARKE, J. (org.). Supporting lifelong learning: perspectives on learning. London: Routledge/Open University Press, v. 1, 2002, p. 176-187.

KLEIMAN, A. Ação e mudança na sala de aula: uma pesquisa sobre letramento e interação. In: ROJO, R. (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 173-203.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995, p. 15-61.

LIMA, F. R. Estudos sobre Alfabetização e Letramento no Brasil: gêneses, desenvolvimentos e aplicações no ensino. Cadernos Cajuína, V. 4, N. 1, 2019, p. 153 – 172.

LIMA, M. S. Categorização de níveis de letramento científico utilizando casos investigativos. Monografia (Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2016.

LIRA, M. Aplicação e implicações de práticas argumentativas para o processo de alfabetização científica. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP, Campinas/SP, 2012.

MAMEDE, M.; ZIMMERMANN, E. Letramento Científico e CTS na formação de

professores para o ensino de ciências. Enseñanza De Las Ciencias, [S. l.], n. extra, p. 1-4, 2005. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005n EXTRAp320letcie.pdf. Acesso em: 12 maio 2023.

MARTINS, A. E. P. S. Ensino de ciências e letramento científico: percepções e práticas pedagógicas em uma escola rural. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Rio Branco, 2020.

MENDES, A. C. O. Em busca do Letramento Científico: análise de ferramentas de

Bioinformática para o ensino de Genética no ensino médio. Tese (Doutorado) - Instituto Oswaldo Cruz, Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, 2022.

NORONHA, Daisy Pires; FERREIRA, Sueli Mara S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CONDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (orgs.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

ROJO, R. Letramentos escolares: coletâneas de textos nos livros didáticos de língua

portuguesa. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, 433-465, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2010v28n2p433/18444>. Acesso em: 10 jun. 2024.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 474-492, set./dez. 2007.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 261f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge University Press, 1984.

SILVA, D. N. S. Protagonismo juvenil na pesquisa científica: um relato de experiência com jovens no Ensino Médio. Revista Brasileira do Ensino Médio. v. 3, n. 1, 2020. p. 1-11. Disponível em:

<http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/29/25>. Acesso em: 08 jun. 2024.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. UFMG: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2003.

SOUSA, K. J. P. Letramento científico: uma análise do uso social dos conhecimentos construídos nas ciências naturais e matemática Mossoró. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido: RN, 2019.

SOUSA, L. Q. Letramento científico no Ensino Médio Integrado: olhares e perspectivas discentes do Curso Técnico em Administração de uma escola estadual da Paraíba. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Salgueiro – Pernambuco, 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/123456789/1291

SOUZA, T. T. O Letramento Científico e Práticas dos Professores de Biologia do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário UNIVATES – Mestrado Profissional em Ciências Exatas. Lajedo, 2015.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Sousa, L. Q. de, & Abreu, K. F. (2024). Análise de Estudos e Pesquisas sobre Letramento Científico. Cadernos Cajuína, 9(4), e249414. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.354

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares