Preferências e Motivações dos Consumidores de Produtos Agroecológicos de Santarém/PA sob a Perspectiva da Economia das Convenções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.358

Palavras-chave:

Consumidores; Economia das Convenções; Produtos Agroecológicos

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o comportamento dos consumidores de produtos agroecológicos em Santarém/PA, a partir da economia das convenções. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa mista, com levantamento bibliográfico, de campo e aplicação de questionário online. Identificou-se que esses consumidores tendem a adquirir principalmente, hortaliças, frutas e ovos, preferindo como espaço de comercialização as feiras. Os principais motivadores na escolha desses locais, são a qualidade e a procedência dos produtos. E suas motivações de consumo estão associadas a benefícios à saúde, cuidado do meio ambiente e sem agrotóxicos, tornando seu modo de consumo diferenciado do tradicional e mais aproximado das convenções econômicas.

Biografia do Autor

Breno de Souza Pinho, UFRGS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR/UFRGS. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. E-mail: [email protected]

Zilda Joaquina Cohen Gama dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa

Professora Adjunta III no Instituto de Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará. Possui doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia, graduação em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia e graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Rural, Desenvolvimento Econômico e Economia dos Recursos Naturais. E-mail: [email protected]

Andréa Simone Rente Leão, Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Professora da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Instituto de Ciências da Sociedade - ICS, Curso de Ciências Econômicas. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Ciências com ênfase em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Líder do "Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Socioeconômica da Amazônia - GEPESA" do CNPq. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, unidades de conservação, meio ambiente, rural e turismo. E-mail: [email protected]

Márcia Janete Cunha Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Professora Assistente na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Ciências Econômicas (UFPA).  Vice coordenadora do Programa de Extensão Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (IECOSOL)/UFOPA. Coordenadora do Projetos de Pesquisa e extensão " O estudo da incubação de empreendimentos econômicos solidários de catadores de resíduos sólidos recicláveis na construção de inovação social" (2021-2023)/ UFOPA. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Pinho, B. de S., Santos, Z. J. C. G. dos, Leão, A. S. R., & Costa, M. J. C. (2024). Preferências e Motivações dos Consumidores de Produtos Agroecológicos de Santarém/PA sob a Perspectiva da Economia das Convenções. Cadernos Cajuína, 9(4), e249415. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.358

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares