As aprendizagens significativas integradas às tecnologias digitais para o Ensino de Inglês: uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.408

Palavras-chave:

Recursos audiovisuais, Ensino, Língua Inglesa

Resumo

Aprendizagem significativa é um conceito da teoria de aprendizagem de David Ausubel. Valoriza aquilo que faz sentido para o aluno e o quanto a informação deve interagir com os conceitos de sua estrutura cognitiva. O artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a mediação dessa aprendizagem com uso das tecnologias digitais nas aulas de Inglês na Educação Básica. Realizou-se uma análise bibliográfica nas publicações do Google Acadêmico cujos resultados consideraram publicações de 2015 a 2021, em português e inglês. Identificaram-se muitos benefícios das tecnologias digitais para a mediação das aprendizagens significativas no Ensino de Inglês em sala de aula, seja ela física ou virtual, como: maior engajamento dos alunos com a ludicidade das atividades mediadas pelas tecnologias digitais; estudantes mais motivados e estimulados a dialogar; maior autonomia e participação ativa no processo de ensino-aprendizagem; metodologias ativas que colocam o aluno no centro do processo de construção dos seus conhecimentos e o desenvolvimento cognitivo a partir da mediação da aprendizagem significativa. Quanto aos fatores e às motivações para a mediação de uma aprendizagem significativa no Ensino da Língua Inglesa com o uso das tecnologias digitais, constatou-se a valorização dos conhecimentos prévios e facilitação para introduzir novos conteúdos assim como possibilidades aos educandos para contato com projeções de sua realidade e a concretização da aprendizagem através de participação e cooperação dos alunos com maior confiança para integrar tecnologias digitais na mediação de aprendizagens mais contextualizadas e personalizadas em conformidade ao nível e ritmo do educando. Apesar de todos os benefícios, verificou-se um quantitativo pequeno de pesquisas sobre aplicabilidade de ferramentas digitais como mediadoras de aprendizagens significativas no Ensino de Inglês.

Biografia do Autor

Antonia Andressa Ramos Martins, UFC / Faculdade Padre Doutorado

Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pós-Graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Padre Dourado. Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: [email protected]

Sara Cavalcante Moreira, UFC

Licenciatura em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós-Graduada em Docência da Educação Profissional (SENAC). Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: [email protected]

Edgar Marçal de Barros Filho, UFC

Graduado em Ciência da Computação. Mestre e Doutor em Ciência da Computação (UFC). Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: [email protected]

Luciana de Lima, UFC

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Doutora em Educação Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: [email protected]

 

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

Martins, A. A. R., Moreira, S. C., Barros Filho, E. M. de, & Lima, L. de. (2024). As aprendizagens significativas integradas às tecnologias digitais para o Ensino de Inglês: uma Revisão Sistemática da Literatura. Cadernos Cajuína, 9(4), e249411. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.408

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares