HANNAH ARENDT E JOHN DEWEY:
Tensões, aproximações educacionais e o conceito de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v7i3.41Palavras-chave:
Hannah Arendt, John Dewey, Educação, ExperiênciaResumo
Este estudo se propõe a apresentar e discutir as tensões e aproximações educacionais encontradas nas obras dos teóricos Hannah Arendt e John Dewey, tendo como ênfase o estudo da categoria experiência. A pesquisa estrutura-se por meio de um levantamento bibliográfico na base de dados Portal de Periódicos CAPES a fim de investigar as concepções de ambos os autores acerca da educação e, ainda, o conceito de experiência concebendo suas relações com o campo da educação e da educação escolar. Assim, o texto busca contribuir para os estudos epistemológicos e com as teorias da educação, de modo a desvelar as contribuições de grandes intelectuais que, como clássicos, se tornaram atemporais para se (re)pensar os desafios educacionais. Identificamos que apesar de configurarem diferentes perspectivas, os escritos de ambos os autores convergem no compromisso de se pensar a educação como um espaço de possibilidades de construção de um pensar autônomo.
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