HANNAH ARENDT E JOHN DEWEY:

Tensões, aproximações educacionais e o conceito de Experiência

Autores

  • Flávia Regina Schimanski dos Santos
  • Marta Regina Furlan de Oliveira
  • Natasha Yukari Schiavinato Nakata

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i3.41

Palavras-chave:

Hannah Arendt, John Dewey, Educação, Experiência

Resumo

Este estudo se propõe a apresentar e discutir as tensões e aproximações educacionais encontradas nas obras dos teóricos Hannah Arendt e John Dewey, tendo como ênfase o estudo da categoria experiência. A pesquisa estrutura-se por meio de um levantamento bibliográfico na base de dados Portal de Periódicos CAPES a fim de investigar as concepções de ambos os autores acerca da educação e, ainda, o conceito de experiência concebendo suas relações com o campo da educação e da educação escolar. Assim, o texto busca contribuir para os estudos epistemológicos e com as teorias da educação, de modo a desvelar as contribuições de grandes intelectuais que, como clássicos, se tornaram atemporais para se (re)pensar os desafios educacionais. Identificamos que apesar de configurarem diferentes perspectivas, os escritos de ambos os autores convergem no compromisso de se pensar a educação como um espaço de possibilidades de construção de um pensar autônomo.

Referências

ACKER, Leonardo Van. Prefácio. In: DEWEY, John. Democracia e Educação. Tradução Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Ivone Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Magia e Técnica, Arte e Política .7ª ed. – São Paulo: Editora Brasiliense, 1994 – (Obras escolhidas v. 1) p. 114-119.

DA SILVA, Rafael Furtado. O conceito arendtiano de educação. Pensar-Revista Eletrônica da FAJE, v. 9, n. 2, p. 303-311, 2018.

DE ANDRADE, Flávio Rovani. A crise na educação de Hannah Arendt e a crítica às concepções educacionais do pragmatismo. Meridiano 47-Journal of Global Studies, n. 10, p. 32-45, 2008.

DEWEY, J. Cómo pensámos. Buenos Aires: Paidós, 1989.

DEWEY, John. Democracia e Educação. Tradução Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

NASCIMENTO, Carlos Eduardo G. Hannah Arendt: uma narradora entre o passado e o futuro. Princípios Revista de Filosofia, v. 25, n. 48, 2018.

NUNES, Sandra Janice. A escola pública na fronteira do público e do privado. In: XV Jornada de Pesquisa da Unijuí, XIX Seminário de Iniciação Científica. XVI Jornada de Pesquisa. XII Jornada de Extensão. Anais. Ijuí: Unijuí, 2010. v. 1.

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. Autoridade pedagógica ou autoritarismo na educação para a infância? Reflexões em Hannah Arendt e a Teoria Crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 456-469, abr./jun., 2019.

RAMOS, Marise. Práxis e pragmatismo: referências contrapostas dos saberes

profissionais. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA, IV., 2009, Rio de Janeiro. Anais/Seminário de Pesquisa: a crise da sociabilidade do capital e a produção do conhecimento. Rio de Janeiro: UFF; UERJ; EPJJV, 2013. p. 193-212.

SANTOS, Carolina Bertassoni dos; RODRIGUES, Henrique Estrada. Natalidade e Política: Hannah Arendt leitora de Agostinho. Rio de Janeiro, 2015. 100p. Dissertação de Mestrado - Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

SCHINKEL, Anders. Education as mediation between child and world: The role of wonder. Studies in Philosophy and Education, v. 39, n. 5, p. 479-492, 2020.

SILVA, Tatiana Maria R.et al As contribuições de John Dewey e Hannah Arendt para as práticas docentes. In: CONEDU – VII Congresso Nacional de Educação, Maceió-AL, 2020.

PEREIRA, E. A; MARTINS, J. R.; ALVES, V. dos S. e DELGADO, E. I. A contribuição de John Dewey para a Educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.3, no. 1, p. 154-161, mai. 2009. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br.

WESTBROOK, Robert Brett. John Dewey. Tradução José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues. Coleção Educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

Downloads

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Santos, F. R. S. dos, Oliveira, M. R. F. de, & Nakata, N. Y. S. (2022). HANNAH ARENDT E JOHN DEWEY:: Tensões, aproximações educacionais e o conceito de Experiência. Cadernos Cajuína, 7(3), e227305. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i3.41

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares