A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS:

Uma breve análise do pensamento sociológico de Bourdieu

Autores

  • Pedro Alves Costa Neto
  • Ricardo de Macedo Machado
  • Ivan Timóteo Cassimiro

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v7i3.45

Palavras-chave:

Habitus, Capital cultural, Educação, Reprodução, Distinção social

Resumo

Trata-se de artigo que visa refletir, através da obra de Pierre Bourdieu, como, na sociedade de classes contemporânea, as elites dominantes perpetuam-se no poder e mantém seus privilégios, apoiados na reprodução de sua cultura e ideologia, utilizando-se para isso diferentes domínios, dentre os quais, o campo educacional. No presente trabalho, em uma visão bourdieusiana, buscar-se-á entender conceitos como habitus, capitais cultural/simbólico, econômico e social e distinção. Com o objetivo de compreender a estrutura social e sua ligação com os mecanismos de reprodução das condições de existência das classes dominantes, bem como a manutenção das desigualdades entre os estratos sociais nos campos educacional e cultural, este trabalho foi produzido a partir de revisão de literatura, fundamentado na obra de Pierre Bourdieu. Conforme constatado na obra do referido autor, para se manter no poder e conservar seus interesses e privilégios, os membros das classes dominantes promovem um discurso de igualdade e meritocracia de todos na sociedade, mas, na verdade, o que se observa são condições desiguais de acesso aos capitais econômico e cultural, processo que ocorre silenciosamente dentro das diversas estruturas e instituições sociais, a exemplo do núcleo familiar e das escolas. Assim, conclui-se que a disputa por poder entre as diferentes camadas sociais está envolta por uma ideologia cultural e simbólica, travada nas mais diversas instituições sociais, a exemplo da escola, que acaba tornando-se conservadora e reprodutora da ideologia da classe dominante, por conseguinte, promotora de distinção social, que tanto segrega a sociedade.

Referências

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. de Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982

BOURDIEU, Pierre. Sociologia. (Renato Ortiz [Org.]). São Paulo: Ática, 1983.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 1. ed. Porto Alegre: Zouk, 2007.

COSTA NETO, Pedro Alves. Inglês Arretado: Uma abordagem comunicativa intercultural para o ensino da Língua Inglesa na Educação Profissional como travessia para a formação humana integral. Dissertação. Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro. Salgueiro-PE, 2021.

FERREIRA, Walace. Bourdieu e Educação: concepção crítica para pensar as desigualdades socioeducacionais no Brasil. In: e-Mosaicos: Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UERJ. Rio de Janeiro-RJ, v. 2, n. 3, p. 46-59, 2013.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade. 2002, vol. 23, n.78, p.15-35.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu & A Educação – Col. Pensadores & Educação. 2. ed. São Paulo: Autêntica Editora, 2007.

OLIVEIRA, Eloisa da Rosa. Literatura e Sociedade: entre o conceito de distinção e julgamento do gosto. In: ENCONTRO REDE SUL LETRAS, 4, 2016, Palhoça-SC. Anais Eletrônicos […]. Palhoça-SC: UNISUL, 2016, p. 1-10.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro-RJ, n. 20, p. 60-70, 2002.

Downloads

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Costa Neto, P. A., Machado, R. de M., & Cassimiro, I. T. (2022). A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS: : Uma breve análise do pensamento sociológico de Bourdieu . Cadernos Cajuína, 7(3), e227307. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v7i3.45

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares