Consumo da cirurgia plástica através da vaidade

Consumption of plastic surgery through vanity

Autores

  • Juliana Cristina das Chagas de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Maria Helena Moraes Batista Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Alisson Henrique dos Santos Rosendo Rosendo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Salomão Alencar de Farias Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v2i3.162

Palavras-chave:

consumo, vaidade, cirurgia plástica

Resumo

RESUMO: A vaidade, um dos sete pecados capitais do catolicismo, apresenta-se como uma das
influências no comportamento do consumidor de cirurgias plásticas. Dentro desse contexto, o
presente artigo traz uma discussão acerca da influência da vaidade no consumo, destacando
inicialmente definições da vaidade em diferentes abordagens, dando suporte ao entendimento de
que ela está relacionada com a aparência que o indivíduo apresenta à sociedade. Tendo em vista o
significado do corpo frente à decisão de fazer uma cirurgia plástica, levanta-se a questão da
influência da mídia sobre o corpo, já que este compreende a aparência da pessoa. Ademais,
ressalta-se que a mídia dita padrões de beleza nos quais os indivíduos gostariam de se inserir.
Através disso, as pessoas decidem fazer intervenções para adequar-se ao biótipo “ideal”. Efeitos
do envelhecimento ou aspectos do corpo que não agradem a pessoa também agem como
influenciadores em intervir cirurgicamente para ter a aparência desejada frente à sociedade.
Através desta relação mídia – padrões de beleza – corpo – vaidade, tem-se a compreensão de que
esta temática se torna relevante aos estudos que envolvam consumo e sociedade, tendo em vista
que o consumo simbólico, conspícuo, o self estendido e o materialismo estão presentes nesta
discussão.
PALAVRAS-CHAVE: consumo; vaidade; cirurgia plástica.

ABSTRACT: Vanity, one of the seven deadly sins of Catholicism, is one of the influences on
consumer behavior in plastic surgery. Within this context, the present article brings up a
discussion about the influence of vanity on consumption, highlighting initially definitions of
vanity in different approaches, supporting the understanding that it is related to the appearance
that the individual presents to society. Considering the meaning of the body in relation to the
decision to perform plastic surgery, the question arises of the influence of the media on the body,
since it understands the appearance of the person. In addition, it is emphasized that the media dictates beauty standards in which individuals would like to insert themselves. Through this, they
decide to make interventions to fit the "ideal" biotype. Effects of aging or aspects of the body
that do not delight the person also act as influencers in intervening surgically to have the desired
appearance in front of society. Through this relationship media - beauty - body - vanity patterns,
one has the understanding that this theme becomes relevant to studies that involve consumption
and society, considering that symbolic consumption, conspicuous, extended self and materialism
are present in this discussion.
KEY WORDS: consumption; vanity; plastic surgery.

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Publicado

2024-07-13

Como Citar

Melo, J. C. das C. de, Batista, M. H. M., Rosendo, A. H. dos S. R., & Farias, S. A. de. (2024). Consumo da cirurgia plástica através da vaidade: Consumption of plastic surgery through vanity. Cadernos Cajuína, 2(3), 102–112. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v2i3.162

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares