DEUSES NA ENCRUZILHADA: hibridismo religioso em Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves e The bondwoman’s narrative, de Hannah Crafts
Gods at the crossroads: religious hybridity in Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves and The bondwoman’s narrative, de Hannah Crafts
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv3i2.524Palavras-chave:
Cosmogonia, Entre-lugar, HibridismoResumo
RESUMO: Um defeito de cor (2006) e The bondwoman’s narrative (2002) são o
corpus desse estudo. Ambas foram ambientadas no contexto da escravidão, o
primeiro no Brasil e, o último, nos Estados Unidos. Apresentam como protagonistas
Kehinde/Luísa e Hannah experienciando entre-lugares, mencionando a
ancestralidade nas vivências de suas tradições. O hibridismo manifesta-se pelos
contatos entre senhores e escravizados, em que uma das consequências foi a
ressignificação da religiosidade das identidades escravizadas. Para isso, definiu-se
como objetivo desenvolver reflexões sobre o modo como as protagonistas
ressignificaram suas identidades religiosas, diante dos vários contatos culturais
ocorridos durante o período da escravidão. Kabengele Munanga (2015), Reginaldo
Prandi (2001, 2015), W. E. B. Du Bois (1999) e Stefania Capone (2011) foram os
referenciais teóricos desse estudo que foi feito por meio de levantamento
bibliográfico. Espera-se que este estudo contribua para a compreensão das
ressignificações das identidades religiosas do sujeito escravizado.
Palavras-chave: Cosmogonia. Entre-lugar. Hibridismo.
ABSTRACT: Um defeito de cor (2006) and The bondwoman’s narrative (2002) are
the corpus of these study. Both of them were set on the slavery context, the former in
Brazil and, the later, in the United States. They presentes as protagonists
Kehinde/Luísa and Hannah living in-betweens, mentioning the ancestrality in their
traditions experiences. The hybridity is expressed by the meetings between masters
and slaves, in which one of the consequences was the resignification of religiousness
in enslaved identities. For that, it was defined as purpose to develop reflection about
the way as the main identities resignified their religious identities, through of many
cultural contacts occurred during the slavery period. Kabengele Munanga (2015),
Reginaldo Prandi (2001, 2015), W. E. B. Du Bois (1999) and Stefania Capone (2011)
were the theoretical references of these study which was done by bibliographic survey. It is expected that this study contributes for the comprehension of religious
identities ressignifications of enslaved person.
Key-words: Cosmogony. In-between. Hibridity.
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