Análise da Implementação da BNCC no Ensino de Astronomia: Desafios e Oportunidades

Autores

  • Roberta Chiesa Bartelmebs UFPR
  • Suelen Cristina Falcade Strapasson UFPR
  • Carlos Eduardo Coelho UFPR

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.552

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino de Ciências, Formação de professores, Astronomia

Resumo

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe para os anos iniciais os conteúdos de Astronomia que anteriormente, no currículo oficial, pertenciam apenas ao Ensino Fundamental II. Neste artigo analisamos a influência da BNCC no ensino de Astronomia nos seus aspectos metodológicos e formativos. Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa bibliográfica no Google Acadêmico, num recorte temporal de 5 anos, resultando na seleção de cinco artigos pertinentes. A metodologia da análise pautou-se na Análise Textual Discursiva (ATD), a partir da qual emergiram três categoriais finais: a) A nova orientação curricular nacional e o papel da Astronomia no ensino de Ciências, b) Elementos metodológicos do ensino de Astronomia a partir da visão da BNCC e c) Aspectos formativos dos docentes e o ensino de Astronomia. Nossos dados evidenciam que, apesar da inclusão oficial de temas de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental I (EFI), há ainda uma defasagem na formação inicial de professores e os conteúdos de Astronomia. No entanto, evidencia-se também que a BNCC fomentou ações de formação continuada e possibilitou maior visibilidade para esses conteúdos no ensino de Ciências nos anos iniciais do EFI.

Biografia do Autor

Roberta Chiesa Bartelmebs, UFPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (2008), mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Paraná, atuando na graduação e no programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências, Educação de Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE). Email: [email protected]

Suelen Cristina Falcade Strapasson, UFPR

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. E-mail: [email protected]

Carlos Eduardo Coelho, UFPR

Discente do curso de Física da Universidade Federal do Paraná. E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Bartelmebs, R. C., Strapasson, S. C. F., & Coelho, C. E. (2024). Análise da Implementação da BNCC no Ensino de Astronomia: Desafios e Oportunidades. Cadernos Cajuína, 9(4), e249413. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.552

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares