IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

o Brasil e a desigualdade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i3.56

Palavras-chave:

Pandemia, Educação, Desigualdade Social, Brasil

Resumo

Trata-se da sistematização de resultados de levantamento dialógico realizado com trabalhadoras e trabalhadores da educação básica e do ensino superior do Estado do Paraná, sejam eles docentes, secretários de escola ou agentes de apoio, por meio de reuniões online ou conversas por WhatsApp, ainda na pandemia e no retorno presencial das aulas, em uma técnica de escuta qualificada, com o objetivo de detectar os problemas surgidos no período decorrente da Pandemia COVID-19. Os sujeitos foram escolhidos estrategicamente, a partir da observação de suas manifestações em reuniões que a pesquisadora participou, pelo fato de ser docente de um curso de pedagogia em instituição pública e por ter longa trajetória na formação continuada de docentes, e, por isso, ter participado de incontáveis reuniões, lives e palestras envolvendo o tema da Pandemia e Educação. Foram convidadas para uma conversa, aquelas pessoas que pareciam mais críticas e de diversificados vínculos (educação básica e ensino superior, municipal, estadual e federal). As perguntas aos participantes tinham como foco os sofrimentos e prejuízos decorrentes da pandemia. A conclusão a que se chegou é que a desigualdade social faz com que as pessoas e famílias menos favorecidas economicamente sejam duplamente penalizadas e que os encaminhamentos e decisões dos gestores educacionais, em geral, são fortemente influenciadas por fatores econômicos e não necessariamente pedagógicos. Constata-se também a total ausência de um Plano Nacional de Recuperação Educacional para atenuar os prejuízos decorrentes da Pandemia e reforça-se a importância do ensino presencial para que se obtenha qualidade de aprendizagem.

Biografia do Autor

Fernando José Martins, Unioeste

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – FECILCAM, hoje Unespar – Universidade Estadual do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS com complementação pela Universidade do Porto, em Portugal.

Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, no campus de Foz do Iguaçu. Lotado no Centro de Educação, Letras e Saúde e professor no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Sociedade, Cultura e Fronteiras.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Souza, S. A. de, & Martins, F. J. (2022). IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: o Brasil e a desigualdade social. Cadernos Cajuína, 7(3), e227309. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i3.56

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares