EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA UNIVERSIDADE:
A relevância social e cultural da pós-graduação e a extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcaj.v7i3.59Palavras-chave:
Pós-graduação, Experiência formativa, Relevância social e cultural, Extensão universitáriaResumo
O presente texto se propõe a refletir sentidos de experiências formativas no ambiente da universidade, colocando sob questão potenciais e limitações presentes nos processos de formação ensejados no ensino superior, com foco direcionado à dimensão da extensão universitária no âmbito da pós-graduação. Busca-se compreender como a extensão universitária, em articulação com a pesquisa e o ensino, pode se configurar como uma das mais significativas oportunidades para estudantes e docentes constituírem experiências formativas, dentre os diversos fazeres que compõem esse percurso de formação. O artigo é resultado de estudo teórico e revisão da literatura, apresentando dois eixos que têm direcionado e movimentado debates na universidade brasileira, com a publicação da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, e ainda, a avaliação do impacto econômico, social e cultural dos programas de pós-graduação, conforme dimensão que figura nos instrumentos da avaliação quadrienal de permanência da pós-graduação stricto sensu, utilizados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Problematiza-se a avaliação da relevância social e cultural dos projetos desenvolvidos nesse nível de ensino, em sua associação com as demais dimensões da pesquisa e do ensino.
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