A INDÚSTRIA CULTURAL COMO ESPAÇO FORMATIVO ALTERNATIVO

Autores

  • Leonardo Henrique Brandão Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v7i3.61

Palavras-chave:

Mercantilização da Educação, Educação Informal, Educação pela mídia

Resumo

Este trabalho tenta realizar uma reflexão bibliográfica acerca da indústria cultural, como instituição formativa alternativa à escola e que frequentemente tem seus elementos cultuais industrializados colonizando o espaço escolar. De modo que, o enfoque é nos modos como o que chamamos, hoje, de indústria cultural se articulou com elementos culturais prévios a ela, e como, hodiernamente se insinua sobre a formação escolar, de modo a, muitas vezes, a subordinar. O escrito segue uma estrutura que primeiro versa sobre os processos de enculturação na Europa (MARTIN-BARBERO, 1997), antes mesmo de uma indústria cultural emergir, para depois debater sobre como estes processos atingem as dimensões subjetivas dos seres humanos. Após estas duas seções, descreve-se a proliferação e a consolidação da Indústria Cultural em terras brasileiras, de modo a debater o que estes processos impuseram às dinâmicas sociais. A extensão gigantesca e a presença ubíqua das indústrias culturais e os modos como elas afetam as maneiras de se encarar o aprender contemporaneamente são trabalhadas na penúltima seção. Por fim, discute-se na seção que encerra o paper não apenas a invasão da indústria cultural sobre terrenos, outrora, reservados à escola, mas também a aparente subordinação desta instituição as lógicas da indústria cultural.

Referências

ADORNO, Theodor W. Tabus a respeito do professor. In: ZUIN, Antonio Álvaro Soares; PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton (org.). Adorno: O poder educativo do pensamento crítico. Petropólis: Editora Vozes, 1999. p. 157–176.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

ARCANJO, Thiago Soares. O historiador e as novas tecnologias. In: , 2006, Porto Alegre. Reunião de artigos do II Encontro de Pesquisas Históricas - PUCRS. Porto Alegre: Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, 2006. p. 2056.

ARENDT, Hannah. A Crise da Educação. In: ARENDT, Hannah (org.). Entre o Passado e Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ÁVILA, Eliana Souza de. A hegemonia do cinema estadunidense : impactos na distribuição do filme brasileiro. 202 f. 2018. - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://doi.org/001095087

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221–254.

BRAGA, Ana Carolina; MAZZEU, José Francisco. O analfabetismo no brasil: lições da história. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara/SP, v. 21, n. 1, p. 24–46, 2017. Disponível em: https://doi.org/dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.1.2017.9986

CABANAS, Edgar; ILLOUZ, Eva. Happycracia: Cómo la ciencia y la industria de la felicidad controlan nuestras vidas. Barcelona: Paidós, 2019.

CARDOSO, Fernando Henrique. Empresário industrial e desenvolvimento econômico no Brasil. São Paulo: Difel, 1964.

CIERVO, Tássia Joana Rodrigues. A centralidade das competências socioemocionais nas políticas curriculares contemporâneas no Brasil. 154 f. 2019. - Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2019.

COSTA, Marisa Vorraber; MOMO, Mariangela. Sobre a “conveniência” da escola. Revista Brasileira de Educacao, [Online], v. 14, n. 42, p. 521–533, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000300009

CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

FOUCAULT, Michel. Estratégia, Poder-Saber: Ditos e Escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petropólis: Vozes, 1987.

FURTADO, Celso. A Hegemonia dos Estados Unidos e o Subdesenvolvimento da América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

GATTI, André Piero. Distribuição e Exibição na Indústria Cinematográfica Brasileira. 2005. - UNICAMP, Campinas, 2005.

GOMES, Paulo Emilio Sales. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra/Embrafilme, 1980.

HABERMAS, Jürgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública: investigações uanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petropólis: Vozes, 2018.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: Neoliberalismo y nuevas técnicas de poder. Barcelona: Herder, 2014.

HAUG, Severin et al. Smartphone use and smartphone addiction among young people in Switzerland. Journal of Behavioral Addictions, [s. l.], v. 4, n. 4, p. 299–307, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1556/2006.4.2015.037

HUANG, Kuo-Ting; ROBINSON, Laura; COTTEN, Shelia R. Mind the Emotional Gap: The Impact of Emotional Costs on Student Learning Outcomes. In: COMMUNICATION AND INFORMATION TECHNOLOGIES ANNUAL. [Online]: Emerald Insight, 2015. p. 121–144. Disponível em: https://doi.org/10.1108/S2050-206020150000010005

ILLOUZ, Eva. Intimidades Congeladas: Las emociones en el capitalismo. Buenos Aires: Katz Editores, 2007.

ILLOUZ, Eva. Saving the modern Soul: Therapy, emotions, and the culture of self-help. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 2008.

INGOLD, Tim. Estar Vivo: Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petropólis: Vozes, 2015.

KLEIN, Naomi. Sem Logo: A tirania as marcas em um mundo vendido. São Paulo: Record, 2002.

LAVAL, Christian. La escula no es una empresa: El ataque neoliberal a la enseñanza pública. Barcelona: Paidós, 2004.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.

MIGNOLO, Walter D. Histórias Locais/Projetos Globais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira. Brasília: Editora Brasiliense, 1988.

PANOVA, Tayana; CARBONELL, Xavier. Is smartphone addiction really an addiction? Journal of Behavioral Addictions, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 252–259, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1556/2006.7.2018.49

PINTO, José; BRANT, Liliane; PASCOM, Ana. Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no Brasil. Revista brasileira de Estudos pedagógicos, Brasília, v. 81, n. 199, p. 511–524, 2000.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 2005.

PRAZERES, Michelle. A moderna socialização escolar: Um estudo sobre a construção da crença nas tecnologias digitais e seus efeitos para o campo da educação. 169 f. 2013. - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

PUCCI, Bruno. A Escola e a semiformação mediada pelas novas tecnologias. In: , 2004, Piracicaba. (UNIMEP, Org.)Colóquio Internacional Teoria Crítica e Educação. Piracicaba: UNIMEP, 2004. Disponível em: http://www.unimep.br/~bpucci/a-escola-e-a-semiformacao.pdf

QUINTANERO, Tania. Cinema e guerra: objetivos e estratégias da política estadunidense no Brasil. Comunicação e Política, [Online], v. 23, n. 37, 2005.

RAMOS, Julio. Desencuentros de la modernidad en América Latina. Caracas: Fundación Editorial El perro y la rana, 2009.

ROBINSON, Laura; SCHULZ, Jeremy. Net Time Negotiations Within the Family. Information Communication and Society, [Online], v. 16, n. 4, p. 542–560, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1369118X.2013.777761

ROBINSON, Laura; WIBORG, Øyvind; SCHULZ, Jeremy. Interlocking Inequalities: Digital Stratification Meets Academic Stratification. American Behavioral Scientist, [Online], v. 62, n. 9, p. 1251–1272, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0002764218773826

ROSA, Hartmut. Aceleração: A transformação das estrutuas temporais na Modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 2019.

STERLING, Christopher H. Military communications : from ancient times to the 21st century. Santa Barbara, California/ Denver, Colorado/ Oxford, England: ABC-Clio, 2008.

TOCQUEVILLE, Alexis de. A Democracia na América: leis e costumes de certas leis e certos costumes políticos que foram naturalmente sugeridos aos americanos por seu estado social democrático. 2aed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

TÜRCKE, Christoph. A luta pelo logotipo. In: DUARTE, R.; FIGUEIREDO, V. (org.). Mimesis e expressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. p. 109–121.

USHER, Robin. Experência, pedagogia e práticas sociais. In: ILLERIS, Knud (org.). Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 199–216.

YÚDICE, George. El Recurso de la Cultura: Usos de la cultura en la era global. Barcelona: Editorial Gedisa, 2002. ISSN 1098-6596.v. 53

Downloads

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Monteiro, L. H. B. (2022). A INDÚSTRIA CULTURAL COMO ESPAÇO FORMATIVO ALTERNATIVO. Cadernos Cajuína, 7(3), e227303. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v7i3.61

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares