REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:

Construção do documento e suas implicações

Autores

  • Camila Ferreira da Silva
  • Cecília Acácia da Silva Sampaio
  • Victória Soares dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i3.62

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Políticas curriculares, Currículo, BNCC, Educação Infantil

Resumo

A aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil desencadeou, conforme previsto no seu Programa de Apoio à Implementação, a revisão ou elaboração de currículos subnacionais pelos estados da federação alinhados à Base. O presente artigo insere-se nesse cenário de emergência e atualização desses currículos no país a partir de 2017, pelo que tomamos à análise o Referencial Curricular Amazonense para a Educação Infantil (RCA-EI). Com o objetivo de compreender os processos de construção do RCA-EI e suas implicações para a educação de crianças no Amazonas, realizamos um estudo exploratório de abordagem qualitativa que se baseou em frentes de revisão de literatura e análise documental. Nossos resultados apontam avanços significativos, sobretudo no que se refere à participação de representantes de diferentes municípios, sindicatos e docentes do ensino superior na elaboração do documento, de um lado; e tensões e contradições ligadas às concepções de infância, aprendizagem e desenvolvimento no interior do texto do RCA-EI, de outro.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Silva, C. F. da, Sampaio, C. A. da S., & Santos, V. S. dos. (2022). REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: : Construção do documento e suas implicações. Cadernos Cajuína, 7(3), e227315. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i3.62

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares