Educação Interprofissional na Formação em Saúde: Desafios e Oportunidades na Pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.645

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Capacitação de Professores, Aprendizagem colaborativa, Ensino

Resumo

Introdução: A educação interprofissional (EIP) tem sido apontada por gestores, profissionais de saúde e educadores como uma estratégia onde estudantes e professores aprendem de forma colaborativa. Objetivo: Fortalecer a proposta teórica e prática da EIP na gestão dos Programas de Pós-Graduação em saúde, como uma estratégia para promover mudanças na formação. Desenvolvimento: A distribuição dos mestrandos entre os professores orientadores e a análise dos temas que serão objetos de pesquisa/dissertação são assuntos discutidos previamente no colegiado do Programa de Pós Graduação stricto sensu. As expertises do grupo formam o arcabouço de competências comuns, específicas e colaborativas que definem a trajetória das orientações. Os docentes opinam e visualizam de forma integral o processo de desenvolvimento dos orientandos, corroborando a importância de olhares distintos, interdisciplinares e buscando práticas interprofissionais futuras dos mesmos. Considerações finais: Ao analisar a situação atual, apesar dos progressos recentes, a efetiva implementação da EIP na Pós Graduação ainda enfrenta desafios consideráveis. As reflexões deste ensaio destacam os benefícios da EIP no âmbito da gestão pedagógica da Pós-Graduação stricto sensu, incluindo o desenvolvimento de competências colaborativas e devem refletir numa maior integração das equipes de saúde e fortalecendo práticas colaborativas de assistência.

Biografia do Autor

Edson Roberto Arpini Miguel

Doutor em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe (Curitiba/PR). E-mail: [email protected]

William Augusto Gomes de Oliveira Bellani

Doutor em Odontologia (Saúde Coletiva) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe (Curitiba/PR). Email: [email protected]

Izabel Cristina Meister Martins Coelho

Doutora em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe (Curitiba/PR). E-mail: [email protected]

Márcio José de Almeida

Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe (Curitiba/PR). E-mail: [email protected]

Roberto Zonato Esteves

Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe (Curitiba/PR). E-mail: [email protected]

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Miguel, E. R. A., Bellani, W. A. G. de O., Moraes Rocha, I., Coelho, I. C. M. M., Almeida, M. J. de, & Esteves, R. Z. (2024). Educação Interprofissional na Formação em Saúde: Desafios e Oportunidades na Pós-graduação. Cadernos Cajuína, 9(5), e249534. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.645

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares