Educação Interprofissional na Formação em Saúde: Desafios e Oportunidades na Pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i5.645Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Capacitação de Professores, Aprendizagem colaborativa, EnsinoResumo
Introdução: A educação interprofissional (EIP) tem sido apontada por gestores, profissionais de saúde e educadores como uma estratégia onde estudantes e professores aprendem de forma colaborativa. Objetivo: Fortalecer a proposta teórica e prática da EIP na gestão dos Programas de Pós-Graduação em saúde, como uma estratégia para promover mudanças na formação. Desenvolvimento: A distribuição dos mestrandos entre os professores orientadores e a análise dos temas que serão objetos de pesquisa/dissertação são assuntos discutidos previamente no colegiado do Programa de Pós Graduação stricto sensu. As expertises do grupo formam o arcabouço de competências comuns, específicas e colaborativas que definem a trajetória das orientações. Os docentes opinam e visualizam de forma integral o processo de desenvolvimento dos orientandos, corroborando a importância de olhares distintos, interdisciplinares e buscando práticas interprofissionais futuras dos mesmos. Considerações finais: Ao analisar a situação atual, apesar dos progressos recentes, a efetiva implementação da EIP na Pós Graduação ainda enfrenta desafios consideráveis. As reflexões deste ensaio destacam os benefícios da EIP no âmbito da gestão pedagógica da Pós-Graduação stricto sensu, incluindo o desenvolvimento de competências colaborativas e devem refletir numa maior integração das equipes de saúde e fortalecendo práticas colaborativas de assistência.
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