DESAFIOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA PANDEMIA DO COVID-19:

Um estudo de caso em uma escola do município de Santana - AP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.66

Palavras-chave:

Ensino; Educação Física; Pandemia.

Resumo

Estratégias foram tomadas para conter a propagação do novo coronavírus, dentre elas, o isolamento social, que paralisou tudo e foram adotadas medidas como as aulas remotas. O objetivo do estudo foi compreender o processo de ensino-aprendizagem da Educação Física durante o ensino remoto emergencial, bem como, analisar as principais dificuldades encontradas pelo professor e pelos alunos. Realizou-se um estudo de caso por meio de entrevista com um professor de educação física e aplicou-se um questionário com 19 alunos. Os resultados indicam que para os alunos, a principal dificuldade estar em ter acesso a internet de qualidade e para o professor se adequar as novas tecnologias ainda é um desafio a ser superado. Conclui-se que muitos foram os desafios encontrados no ensino remoto, questões que os docentes não podiam controlar como o uso de aparelhos para aulas online, dificuldades de acesso à internet, pais ausentes ou que não entendiam o conteúdo que era proposto pelo professor, dificultando o desenvolvimento educacional do aluno.

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

COELHO, C. G; XAVIER, V. F; MARQUES, C. G. Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: a participação dos alunos do ensino médio no ensino remoto. Intercontinental Journal on Physical Education, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2020.

MARQUES, S. A.; MARQUES, J. S. O papel da tecnologia educacional na transmissão de conhecimento na pandemia da covid-19. Scientia Generalis, v. 2, n. 01, p. 65–76, 2021.

MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8ª Ed. São Paulo: Atlas, 2017.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

OLIVEIRA, S. L. Metodologia científica aplicada ao direito. São Paulo: Thomson Learning, 2002.

OLIVEIRA, A. A; SCHOLZE, S. Movimento, criação e expressão em tempos de pandemia: reflexões sobre o ensino de Educação Física e Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Olhar de Professor, v. 24, n. 01, p. 1–8, 2021.

PACHECO, R. R. O ensino remoto na educação física escolar em tempos da pandemia da covid-19: uma pesquisa bibliográfica. Repositório Universitário da Ânima (RUNA). v. 1, n. 01, p. 1-13, 2021.

ROSA, R. T. N. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-191. Rev. Cient. Schola. v. 6, n. 01, p. 1-4, 2020.

SANTANA, A; COSTA, J; CASTRO, S. Considerações relevantes para o ensino online durante a pandemia de Covid-19 nas escolas públicas do Amapá. Anais Estendidos WebMedia, Online. v. 1, n. 01, p. 157-160, 2020.

SENHORAS, E. M. A pandemia do novo coronavírus no contexto da cultura pop zumbi. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 1, n. 03, p. 1-12, 2020.

SILVA, R. I.; SILVA, M. B. O impacto da pandemia Covid-19 na Educação Física escolar : uma revisão integrativa da literatura. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, n. 01, p. 1-26, 2022.

VIEIRA, L; RICCI, M, C. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. OEMESC. v. 1, n. 01, p. 1-5, 2020.

Downloads

Publicado

2023-04-04

Como Citar

Oliveira, A. dos S., Silva, K. S. da, Dias, M. F. S., & Vieira Costa, A. (2023). DESAFIOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA PANDEMIA DO COVID-19:: Um estudo de caso em uma escola do município de Santana - AP. Cadernos Cajuína, 8(1), e238104. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.66

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares