DESAFIOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA PANDEMIA DO COVID-19:
Um estudo de caso em uma escola do município de Santana - AP
Palavras-chave:
Ensino; Educação Física; Pandemia.Resumo
Estratégias foram tomadas para conter a propagação do novo coronavírus, dentre elas, o isolamento social, que paralisou tudo e foram adotadas medidas como as aulas remotas. O objetivo do estudo foi compreender o processo de ensino-aprendizagem da Educação Física durante o ensino remoto emergencial, bem como, analisar as principais dificuldades encontradas pelo professor e pelos alunos. Realizou-se um estudo de caso por meio de entrevista com um professor de educação física e aplicou-se um questionário com 19 alunos. Os resultados indicam que para os alunos, a principal dificuldade estar em ter acesso a internet de qualidade e para o professor se adequar as novas tecnologias ainda é um desafio a ser superado. Conclui-se que muitos foram os desafios encontrados no ensino remoto, questões que os docentes não podiam controlar como o uso de aparelhos para aulas online, dificuldades de acesso à internet, pais ausentes ou que não entendiam o conteúdo que era proposto pelo professor, dificultando o desenvolvimento educacional do aluno.
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
COELHO, C. G; XAVIER, V. F; MARQUES, C. G. Educação física escolar em tempos de pandemia da covid-19: a participação dos alunos do ensino médio no ensino remoto. Intercontinental Journal on Physical Education, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2020.
MARQUES, S. A.; MARQUES, J. S. O papel da tecnologia educacional na transmissão de conhecimento na pandemia da covid-19. Scientia Generalis, v. 2, n. 01, p. 65–76, 2021.
MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8ª Ed. São Paulo: Atlas, 2017.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
OLIVEIRA, S. L. Metodologia científica aplicada ao direito. São Paulo: Thomson Learning, 2002.
OLIVEIRA, A. A; SCHOLZE, S. Movimento, criação e expressão em tempos de pandemia: reflexões sobre o ensino de Educação Física e Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Olhar de Professor, v. 24, n. 01, p. 1–8, 2021.
PACHECO, R. R. O ensino remoto na educação física escolar em tempos da pandemia da covid-19: uma pesquisa bibliográfica. Repositório Universitário da Ânima (RUNA). v. 1, n. 01, p. 1-13, 2021.
ROSA, R. T. N. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-191. Rev. Cient. Schola. v. 6, n. 01, p. 1-4, 2020.
SANTANA, A; COSTA, J; CASTRO, S. Considerações relevantes para o ensino online durante a pandemia de Covid-19 nas escolas públicas do Amapá. Anais Estendidos WebMedia, Online. v. 1, n. 01, p. 157-160, 2020.
SENHORAS, E. M. A pandemia do novo coronavírus no contexto da cultura pop zumbi. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 1, n. 03, p. 1-12, 2020.
SILVA, R. I.; SILVA, M. B. O impacto da pandemia Covid-19 na Educação Física escolar : uma revisão integrativa da literatura. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, n. 01, p. 1-26, 2022.
VIEIRA, L; RICCI, M, C. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. OEMESC. v. 1, n. 01, p. 1-5, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CC-BY-NC-ND

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.