PATRIMÔNIO BIOCULTURAL: a benzeção e a prática de se fazer garrafadas na Agrovila das Palmeiras em Santo Antônio do Leverger-MT
Resumo
A prática de cura através da benzeção e garrafadas ainda é habitual em algumas comunidades do território da cidadania da Baixada Cuiabana em Mato Grosso. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar as práticas naturais de tratamento e o benzimento que ainda permanecem em algumas famílias na comunidade de Agrovila das Palmeiras, que consiste na realização de uma oração ou remédios naturais, com o objetivo de proteger e manter a saúde de quem a procura. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, de campo e entrevistas com os moradores. Trata-se de um trabalho importante, pois procura mostrar como esse costume é transmitido de geração a geração por pessoas que se dedicam a ajudar os outros, tratando males do corpo e afastando os espíritos ruins da alma.
Referências
BARROS, M. Tratado geral das grandezas do ínfimo. Rio de Janeiro: Record, 2001.
BARROS, M. Na enseada de Botafogo. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.
ECKEL, Josiane Andressa. A prática e o uso de ervas medicinais na comunidade de Rio da Areia de Baixo – Mafra-SC. TCC. Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Florianópolis: UFSC, 2020.
FIGUEIREDO, B.G. A arte de curar: cirurgiões, médicos, boticários e curandeiros no século XIX em Minas Gerais. 2ed. Belo Horizonte: Argumentum, 2008.
GUARIM NETO, G. Plantas utilizadas na medicina popular do Estado de Mato Grosso. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia/CNPq, 1987.
GUARIM NETO, G. O Saber Tradicional Pantaneiro: As Plantas Medicinais e a Educação Ambiental. Fundação Universidade Federal do rio Grande. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Volume 17, julho a dezembro de 2006. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3025/1747>. Acesso: 20 jan. 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades brasileiras. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.
MONTEIRO, G.R.F.Fr.; ALMEIDA, A.L.T. Território e Territorialidades dos Povos e “Comunidades Tradicionais” no Brasil: uma aproximação. Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade - RIET, Ano I, Volume I, Número I, jul/dez. 2020.
SANTOS, B.S.; MENESES, M.P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CC-BY-NC-ND

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.