PATRIMÔNIO BIOCULTURAL: a benzeção e a prática de se fazer garrafadas na Agrovila das Palmeiras em Santo Antônio do Leverger-MT

Autores

  • Rosilene Rodrigues Maruyama Rodrigues Maruyama UNEMAT
  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira Patrocínio Pereira UNEMAT

Resumo

A prática de cura através da benzeção e garrafadas ainda é habitual em algumas comunidades do território da cidadania da Baixada Cuiabana em Mato Grosso. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar as práticas naturais de tratamento e o benzimento que ainda permanecem em algumas famílias na comunidade de Agrovila das Palmeiras, que consiste na realização de uma oração ou remédios naturais, com o objetivo de proteger e manter a saúde de quem a procura. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, de campo e entrevistas com os moradores. Trata-se de um trabalho importante, pois procura mostrar como esse costume é transmitido de geração a geração por pessoas que se dedicam a ajudar os outros, tratando males do corpo e afastando os espíritos ruins da alma.

Biografia do Autor

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira Patrocínio Pereira , UNEMAT

Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Pós-graduação em Geografia e Pós-Graduação em Educação Intercultural Indígena Universidade do Estado de Mato Grosso. E-mail: [email protected]. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5019828060804740. https://orcid.org/0000-0001-8733-8255.

Referências

BARROS, M. Tratado geral das grandezas do ínfimo. Rio de Janeiro: Record, 2001.

BARROS, M. Na enseada de Botafogo. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

ECKEL, Josiane Andressa. A prática e o uso de ervas medicinais na comunidade de Rio da Areia de Baixo – Mafra-SC. TCC. Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Florianópolis: UFSC, 2020.

FIGUEIREDO, B.G. A arte de curar: cirurgiões, médicos, boticários e curandeiros no século XIX em Minas Gerais. 2ed. Belo Horizonte: Argumentum, 2008.

GUARIM NETO, G. Plantas utilizadas na medicina popular do Estado de Mato Grosso. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia/CNPq, 1987.

GUARIM NETO, G. O Saber Tradicional Pantaneiro: As Plantas Medicinais e a Educação Ambiental. Fundação Universidade Federal do rio Grande. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Volume 17, julho a dezembro de 2006. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3025/1747>. Acesso: 20 jan. 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades brasileiras. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

MONTEIRO, G.R.F.Fr.; ALMEIDA, A.L.T. Território e Territorialidades dos Povos e “Comunidades Tradicionais” no Brasil: uma aproximação. Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade - RIET, Ano I, Volume I, Número I, jul/dez. 2020.

SANTOS, B.S.; MENESES, M.P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2023-04-04

Como Citar

Rodrigues Maruyama, R. R. M., & Patrocínio Pereira , L. da C. P. P. (2023). PATRIMÔNIO BIOCULTURAL: a benzeção e a prática de se fazer garrafadas na Agrovila das Palmeiras em Santo Antônio do Leverger-MT. Cadernos Cajuína, 8(1), e238105. Recuperado de http://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/71

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares