PUBLICIDADE E MITIFICAÇÃO NA NBA: UM ESTUDO ALÉM DOS QUATRO QUARTOS
Resumo
O basquetebol, um dos esportes que sempre fez sucesso e que tem crescido cada vez mais, seja na proporção dos eventos ou no número de telespectadores, possui os Estados Unidos como a maior potência da modalidade, e isso faz com que sua liga – a National Basketball Association (NBA) – seja a mais expressiva do mundo. Sob esse viés – acrescentando, ainda, que a publicidade foi uma das áreas que percebeu o quão poderoso é esse esporte e o quanto ele pode ser explorado – este trabalho tem como objetivo analisar a mitificação de atletas da NBA em peças publicitárias. Para tanto, foram selecionados, a fim de cumprir o objetivo proposto, peças protagonizadas pelos atletas LeBron James, Stephen Curry e James Harden, observadas através da Mitocrítica de Durand (1985). Ao fim do estudo, constatou-se que as peças analisadas demonstram estratégias que buscam, sobretudo, estabelecer vínculos com os atletas através de abordagens míticas e publicitárias, fortalecendo, por meio delas, a relação com seus públicos.
Referências
BARTHES, R. Rhétorique de l'image. Communications, 4, 1964, p. 40-51. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2021.
______. A aventura semiológica. Lisboa: Ed 70, 1987.
______. Mitologias. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2001.
CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo, SP: Cultrix/Pensamento, 1949.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo, SP: Contexto, 2013.
COMPLEX. James Harden Thinks He Has the Best Sneaker in the NBA. 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2021.
DURAND, G. Sobre a exploração do imaginário, seu vocabulário, métodos e aplicações transdisciplinares: mito, análise e mitocrítica. Revista da Faculdade de Educação, v. 11, n. 1-2, p. 244-256, 1985.
DURAND, G. O retorno do mito: introdução à mitodologia. Mitos e sociedades. Revista Famecos, n. 23, 2004.
ELIADE, M. Mito e realidade. São Paulo, SP: Perspectiva S.A, 1972.
GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4.ed. São Paulo, SP: Atlas, 2012.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2017.
LÉVI-STRAUSS, C. Mito e Significado. Lisboa: Ed 70, 2014.
LIMA, L. C. Teoria da cultura de massa. São Paulo, SP: Paz Terra, 2000.
LIPOVETSKY, G. Sedução, Publicidade e pós modernidade. Revista Famecos, v.7, n. 12, 2000.
MACHADO, I. L.; MELLO, R. Análises do Discurso Hoje. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira (Lucerna), 2010.
PINTEREST. LeBron James: Ultimate Millennial. 2020a. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2021.
PINTEREST. Under Armour has launched its latest shot in its bid to topple Nike. 2020b. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2021.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
WEYH, F.; BARTH, M.; SANFELICE, G. R. Apontamentos sobre a construção mítica e publicitária das atletas da seleção brasileira em peças veiculadas durante a copa do mundo de futebol feminino 2019. Vozes & Diálogo, v. 20, p. 81-101, 2021.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CC-BY-NC-ND

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.