PUBLICIDADE E MITIFICAÇÃO NA NBA: UM ESTUDO ALÉM DOS QUATRO QUARTOS

Autores

  • Ueliton Lyrio Irgang Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.77

Resumo

O basquetebol, um dos esportes que sempre fez sucesso e que tem crescido cada vez mais, seja na proporção dos eventos ou no número de telespectadores, possui os Estados Unidos como a maior potência da modalidade, e isso faz com que sua liga – a National Basketball Association (NBA) – seja a mais expressiva do mundo. Sob esse viés – acrescentando, ainda, que a publicidade foi uma das áreas que percebeu o quão poderoso é esse esporte e o quanto ele pode ser explorado – este trabalho tem como objetivo analisar a mitificação de atletas da NBA em peças publicitárias. Para tanto, foram selecionados, a fim de cumprir o objetivo proposto, peças protagonizadas pelos atletas LeBron James, Stephen Curry e James Harden, observadas através da Mitocrítica de Durand (1985). Ao fim do estudo, constatou-se que as peças analisadas demonstram estratégias que buscam, sobretudo, estabelecer vínculos com os atletas através de abordagens míticas e publicitárias, fortalecendo, por meio delas, a relação com seus públicos.

Biografia do Autor

Ueliton Lyrio Irgang, Universidade Feevale

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: [email protected] | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Irgang, U. L., & Barth, M. (2023). PUBLICIDADE E MITIFICAÇÃO NA NBA: UM ESTUDO ALÉM DOS QUATRO QUARTOS. Cadernos Cajuína, 8(1), e238111. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.77

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares