PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SOBRE A INSERÇÃO NO MERCADO Do TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.150

Palavras-chave:

aprendizagem comercial, mercado do trabalho, educação profissional e tecnológica, SENAC

Resumo

Acredita-se que o Programa Jovem Aprendiz oferece aos jovens a oportunidade de adquirir conhecimento teórico e prático, capacitando-os para o mercado de trabalho e promovendo a inclusão social. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo investigar as percepções dos estudantes do curso de Aprendizagem Comercial do SENAC de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, acerca da inserção no mercado do trabalho. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva em formato de estudo de caso. Teve os dados coletados por meio de um questionário on-line que foi aplicado com os estudantes das turmas ingressantes no ano de 2022. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo. Como resultados destaca-se o reconhecimento por parte dos jovens sobre a importância que o programa Jovem Aprendiz exerce nas suas vidas no que diz respeito à qualificação e inserção no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Roberta Pasqualli, IFSC

Doutora em Educação (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (ProfEPT IFSC). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. E-mail: [email protected]

Fabio Lopes

Pedagogo. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFSC). Docente na Petrobrás. E-mail: [email protected].

Simoni Pina, IFSUL

Bacharel em Administração. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFSUL). Orientadora Educacional no SENAC. E-mail: [email protected].

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Publicado

2024-04-14

Como Citar

Pasqualli, R., Lopes, F., & Pina, S. (2024). PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SOBRE A INSERÇÃO NO MERCADO Do TRABALHO. Cadernos Cajuína, 9(2), e249211. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.150

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares