ENTRELAÇANDO SABERES:

INVESTIGANDO A INTERRELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E MEIO AMBIENTE NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.248

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ciência e tecnologia, Revisão narrativa

Resumo

O advento cada vez mais agressivo da industrialização e tecnologia acarretou tanto em benefícios quanto em malefícios para nossa sociedade. Se por um lado houve a possibilidade de uma comunicação e um desenvolvimento veloz em direção ao conhecimento e ao crescimento econômico das civilizações, por outro, problemas ambientais foram desencadeados. O artigo expõe que tal debate por vezes é negligenciado por instituições escolares e o ensino de ciências. As argumentações conflitantes que opõem cultura versus natureza; produção e lucro versus consumo desenfreado e o descarte têm sido tratados nas escolas por muito tempo. Entretanto, a problemática ambiental é bem mais complexa do que é abordada por parte significativa dos professores do ensino médio e fundamental. Deste modo, novas concepções, perspectivas e problematizações sobre o tema devem ser exploradas. O objeto deste trabalho é discutir a partir de uma revisão narrativa como a dinâmica homem/ambiente tem sido explorada no processo didático-pedagógico em sala de aula, mais especificamente no ensino de Química. Com tantos conceitos, por vezes abstratos, o entendimento do aluno é prejudicado caso não haja adaptações à sua realidade. Assim, é necessário que as aulas sejam ampliadas com exemplos e situações de modo que possam ilustrar o cotidiano dos estudantes, tornando a aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Helder de Lucena Pereira, UFCG

Licenciando em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Engenheiro de Minas, Mestre em Engenharia Química e Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). E-mail: [email protected]

Adriano Lima da Silva, UFCG

Licenciado em Química pela UEPB. Engenheiro, Mestre e Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFCG. E-mail: [email protected]

Tatiane Maria do Nascimento, UFCG

Licenciada em Química e Química Industrial pela UEPB. Mestranda em Engenharia Química pela UFCG. E-mail: [email protected]

Victor Leoni Cardoso Saraiva, UFCG

Graduado e Mestre em Design pela UFCG. E-mail: [email protected]

Gilberlândio Nunes da Silva, UEPB

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCEM/UEPB). Professor do Departamento de Química da UEPB. E-mail: [email protected]

Referências

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso editora, 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=H5hBCgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=Ensino+h%C3%ADbrido:+personaliza%C3%A7%C3%A3o+e+tecnologia+na+educa%C3%A7%C3%A3o.+Penso+editora&ots=hEWh0ZAHVy&sig=iig0fGk5ksNKDrG1SwPHGzeHWBc. Acesso em: 15 Out. 2023.

BAPTISTA, Flávio Henrique. Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (Cts) na Educação De Jovens e Adultos: Para Promoção de um Ensino de Ciências com Significado. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 6, p. 1617-1635, 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6097. Acesso em: 11 Dez. 2023.

BARBOSA, Leila Cristina Aoyama; BAZZO, Walter Antonio. O uso de documentários para o debate ciência-tecnologia-sociedade (CTS) em sala de aula. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 15, p. 149-161, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/qTTHWYt6dpYwrfgVpJ63myp/?lang=pt. Acesso em: 15 Fev 2024.

BARBOSA, Fernanda Monteiro; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira; DE LUNA, Leossandra Cabral. Prática Docente com a Temática Agrotóxico: Conhecimentos Escolares e Saberes da Cultura Campesina em Diálogo no Ensino de Química. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 5, n. 3, p. 369-391, 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12750. Acesso em: 20 Mar. 2024.

BISPO-FILHO, Djalma Oliveira; MACIEL, Maria Delourdes; CABRAL, Sonia Aparecida. Uma matriz de referência para o Ensino da Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) centrada na perspetiva Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 1, p. 19-37, 2016. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1065. Acesso: 15 Fev 2024

CARDOSO, Kelly Karine. Interdisciplinaridade no ensino de química: uma proposta de ação integrada envolvendo estudos sobre alimentos. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/cc44bbb5-caf2-43bd-bf4e-23fcd190bca3/content. Acesso em: 15 Fev 2024.

CHIARO, Sylvia De; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica. Educação e pesquisa, v. 43, n. 2, p. 411-426, 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1517-97022017000200411&script=sci_abstract. Acesso em: 15 Jan 2024.

CONTE, Elaine; MARTINI, Rosa Maria Filippozzi. As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?. Educação & Realidade, v. 40, p. 1191-1207, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/6dtyr69fvxK7bBmCm5H35FQ/. Acesso em: 11 Dez. 2023.

DA SILVA ALVES, Francinara et al. Acidificação dos Oceanos: Proposta e Análise de uma Sequência Didática com Enfoque CTSA em Aulas de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 8, n. 3, p. 359-376, 2022. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4924. Acesso em: 15 Dez. 2023.

DE ALMEIDA MOURA, Milene Rosa; COSTA, Luzia Sigoli Fernandes; NAKAGAWA, Elisa Yumi. Diálogos entre interação humano-computador e ciência, tecnologia e sociedade. Informação & Informação, v. 23, n. 3, p. 565-585, 2018. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/29270. Acesso em: 11 Nov. 2023.

DE OLIVEIRA, Lucia Marisy Souza Ribeiro; MOREIRA, Marcia Bento. Da disciplinaridade para a interdisciplinaridade: um caminho a ser percorrido pela academia. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 7, n. 12, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22. Acesso em: 15 Jan. 2024.

DE SOUSA, Francisco Edilson Isaias; VERAS-DOS-SANTOS, Daniel Silas; VERAS, Edna Nascimento Oliveira. O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DA QUÍMICA NO BRASIL, 2000-2014. Cadernos Cajuína, v. 1, n. 3, p. 44-52, 2016. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/30/47. Acesso em: 12 maio. 2024.

DE SOUZA, Fernando César. Estudos sobre a interdisciplinaridade: ritual da ciência ou ciência do ritual?. Informação & Sociedade, v. 27, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/2ce0d164c9c1a63611bc6fd8fec3ee56/. Acesso em 01 Fev. 2024.

DE SOUSA, José Antonio; IBIAPINA, Bruna Rafaela Silva. Contextualização no Ensino de Química e suas Influências para a Formação da Cidadania. Revista Ifes Ciência, v. 9, n. 1, p. 01-14, 2023. Disponível: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1510/982. Acesso em: 12 maio. 2024.

EGEVARDT, Cristiano et al. Desafios da Educação CTS na formação de professores de química: analisando uma disciplina CTS. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. e21038-e21038, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11796. Acesso em 20 de Mar. 2024.

FERREIRA, Wendel M. et al. Corantes: Uma abordagem com enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) usando processos oxidativos avançados. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 249-257, 2018. Disponível: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc40_4/05-RSA-36-17.pdf. Acesso em 15 Mar. 2024.

FILHO, Djalma de Oliveira Bispo et al. Alfabetização científica sob o enfoque da ciência, tecnologia e sociedade: implicações para a formação inicial e continuada de professores. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 313-333, 2013. Disponível: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen12/REEC_12_2_5_ex649.pdf. Acesso em: 12 Abr. 2024.

FLEURY, Lorena Cândido; MIGUEL, Jean Carlos Hochsprung; TADDEI, Renzo. Mudanças climáticas, ciência e sociedade. Sociologias, v. 21, p. 18-42, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/SHRnFKJmJdF7pmQkCBXt6hb/?format=html&lang=pt. Acesso em: 20 Dez. 2023.

GRISI, Eloide Teles Silva; NUNES, Ana Maria Mendes Barreiro; TAVARES, Aureliana da Silva. Práticas Interdisciplinares: uma análise contemporânea na formação docente. Educação e Interdisciplinaridade. ISBN: 978-65-5621-107-7. 2020. Disponível em: http://plone.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/educacao/educacao-e-interdisciplinaridade/janine-vv-ebook.pdf. Acesso em: 15 Dez. 2023.

MONTEIRO, Antonio Geilson Matias; YAMAGUCHI, KK de L. O enfoque de CTS utilizando o açaí como ferramenta para o Ensino de Química. Scientia Amazonia, v. 8, n. 3, p. 41-49, 2019. Disponível em: https://scientia-amazonia.org/wp-content/uploads/2019/08/v.-8-n.-3-E41-E49-2019.pdf. Acesso em: 15 Fev. 2024.

MOREIRA, Maria Sileide; OLIVEIRA, Wilandia Mendes de; RIBEIRO, Roseane Albuquerque. O currículo dentro e fora da caixa: uma questão interdisciplinar. Educação e Interdisciplinaridade. 2020. Disponível em: http://plone.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/educacao/educacao-e-interdisciplinaridade/janine-vv-ebook.pdf. Acesso em: 15 Dez. 2023.

NORONHA, Priscila Alves; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. Concepções de interdisciplinaridade no ensino de ciências: uma proposta para a formação continuada de professores. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, p. e020008-e020008, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/67. Acesso em: 02 Fev. 2024.

PAES, A. P. S. G. .; GONÇALVES, T. M. .; PESSOA JUNIOR, E. S. .; YAMAGUCHI, K. K. de L. Metodologias didáticas no ensino de química durante o período remoto/híbrido: uma revisão. Peer Review, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 332–346, 2024. DOI: 10.53660/PRW-2159-4009. Disponível em: http://peerw.org/index.php/journals/article/view/2159. Acesso em: 12 maio. 2024.

PASSOS, Blanchard Silva; VASCONCELOS, Ana Karine Portela. Perspectivas Docentes sobre Atividades Experimentais no Ensino de Química: uma Análise Exploratória. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1–24, 2024. DOI: 10.26843/rencima.v15n1a18. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4540. Acesso em: 12 maio. 2024.

RIBEIRO, João Pedro Mardegan. Práticas alternativas e interdisciplinares no ensino de ciências: o caso de uma disciplina eletiva. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 8, p. 54-67, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2622. Acesso em 15 Mar. 2024.

SANTARELLI, Iohana S. et al. Cientifi-CIDADE: estimulando a divulgação da Ciência por meio da extensão universitária. Química Nova na Escola. 43v olume, 2021. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_3/QNESC_43-3_revista_baixa.pdf#page=16. Acesso em: 02 Fev. 2024.

SANTOS, Rosemar Ayres dos; AULER, Décio. Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, p. 485-503, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/HnMjwkVyzZHyZ3jGLcr5HLz/?lang=pt. Acesso em 11 Abr. 2024.

VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa; ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira de. Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2016. Disponível em: https://pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf. Acesso em: 02 Fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

Pereira, H. de L., Silva, A. L. da, Nascimento, T. M. do, Saraiva, V. L. C., & Silva, G. N. da. (2024). ENTRELAÇANDO SABERES: : INVESTIGANDO A INTERRELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E MEIO AMBIENTE NO ENSINO DE QUÍMICA. Cadernos Cajuína, 9(2), e249226. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.248

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares