AVANÇOS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.269

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Políticas Públicas, Inclusão Educacional.

Resumo

Este estudo analisa os avanços e desafios das pesquisas e das políticas públicas sobre/para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Apesar dos progressos, como o lançamento do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) em 2007, persistem desafios como a qualidade do ensino, a evasão escolar e a falta de estrutura adequada. A EJA desempenha um papel fundamental na inclusão e equalização de oportunidades, porém, para cumprir seu papel de forma eficaz, é necessário compreender os avanços e desafios enfrentados pelas políticas públicas destinadas a essa modalidade. A metodologia se constituiu em revisão bibliográfica sobre políticas públicas para a EJA, analisando documentos e estudos que abordam a evolução e os impactos dessas políticas. Destaca-se a importância de políticas acessíveis, inclusivas e de qualidade, além da capacitação adequada dos professores, para garantir a eficácia das políticas públicas para a EJA e superar os desafios existentes.

Biografia do Autor

Rita Cristina Lima Lages, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora adjunta do Departamento de Letras da UFOP.

Josiane Aparecida Machado , Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda do Curso de Licenciatura em  Pedagogia da UFOP

Rivânia Maria Trotta Sant'ana , Universidade Federal de Ouro Preto

Professora associada do Departamento de Letras da UFOP

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Publicado

2024-05-17

Como Citar

Lages, R. C. L., Machado , J. A., & Sant’ana , R. M. T. (2024). AVANÇOS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL. Cadernos Cajuína, 9(2), e249224. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.269

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares