PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PROPOSTAS E DISCUSSÕES
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.192Palavras-chave:
práticas de linguagem, ensino de língua portuguesa, BNCCResumo
O objetivo deste estudo é discutir sobre como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio propõe a integração das práticas de linguagem e sobre como essas normatizações são apresentadas nas propostas de ensino de autores como: Avelar (2017) e Vieira (2017). Os resultados obtidos revelam que há uma integração entre a BNCC e as propostas de ensino analisadas e que o documento apresenta avanços em relação ao ensino da gramática tradicional, embora seja difícil se desvencilhar totalmente da visão homogeneizadora da língua. Nesse sentido, as propostas de ensino analisadas revelam um movimento que integra as diferentes práticas de linguagem, trazendo uma reflexão sobre o ensino de gramática, a partir da gramática internalizada e das possibilidades de uso que a língua nos oferece, a depender do contexto, da modalidade, do interlocutor.
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