Perspectivas no Âmbito Científico, Tecnológico e Social Abordados no Contexto Educacional

Perspectives on scientific scope, technological and social addressed in educational context

Autores

  • Angélica Ramos da Luz
  • Daniela Brusamarelo
  • Dilene Gomes de Miranda
  • Luciene Lima de Assis Pires Instituto Federal de Goiás – Campus Jataí - IFGO

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcaj.v1i2.10

Palavras-chave:

Enfoque CTS, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica

Resumo

RESUMO: No presente artigo, enfoca-se a ciência, tecnologia e a sociedade na perspectiva do contexto educacional. Sem a pretensão de esgotar o tema, são abordados quatro momentos da CTS, interligados por questões sociais, econômicas, ambientais, científicas. Inicialmente é exposto o contexto capitalista na visão de Marx e a ciência dos séculos XVII, XVIII, à contemporaneidade. Em seguida, destacou-se a influência do termo CTS apresentado em diferentes contextos, tendo como perspectiva compreender como ganhou força, de que maneira foi inserido no ambiente educacional. Na sequência, a alfabetização científica foi abordada como um caminho para o desenvolvimento da criticidade no indivíduo, denotando sua necessidade premente. Em sua parte final, foi exposta breve revisão de autores sobre caminhos e possibilidades do enfoque CTS no ensino de Ciências.
PALAVRAS-CHAVE: Enfoque CTS, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica.

ABSTRACT: In this article, science, technology and society are analyzed in a broad view that is within the educational context. It is presented here four CTS focus of moments that are interconnected by social, economic, environmental and scientific issues. At first analyzed the capitalist society in the view of Marx and the rise of science as the protagonist of the seventeenth and eighteenth centuries. Then analyzed the influence of the term CTS presented in different contexts, and an attempt to understand how gained strength, how was inserted in the educational context. Thirdly, it was established how the technology was effective in the twentieth century, addressing its real importance to society because of sudden technological advances, resulting in the need for scientifically literate. Finally he sought to understand the relationship between the CTS focus on science education, from its inception to its practice nowadays.
KEYWORDS: CTS Focus, science education, Scientific Literacy.

Referências

AULER, D. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência e Ensino, vol. 1, número especial, novembro, 2007.

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.

CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

FONSECA, A. B. Ciência, tecnologia e desigualdade social no Brasil: contribuições da sociologia do conhecimento para a educação em ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 6, n. 2, 2007, p. 364-377.

FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e a ética das ciências. São Paulo: Editora Unesp, 1995.

IANNI, O. Dialética e capitalismo. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1988, p. 40.

JARROSSON, B. Humanismo e técnica: o humanismo entre economia, filosofia e ciência. Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p. 16-61.

LATOUR, B. A ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

SANTOS, W. L. P.; GALIAZZI, M. C.; JUNIOR, E. M. P.; SOUZA, M. L.; PORTUGAL, S. “O enfoque CTS e a educação ambiental: possibilidade de “ambientalização” da sala de aula de ciências”. In: SANTOS, W.L.P.; MALDANER, O. A. (Orgs.). Ensino de química em foco. Ijuí: Unijuí, 2011, p. 131-141.

SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio-Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 2, n. 2, dezembro, 2002.

VAZ, C. R.; FAGUNDES, A. B.; PINHEIRO, N. A. M. O surgimento da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação: uma revisão. Anais do I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, 2009. ISBN: 978-85-7014-048-7.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

Luz, A. R. da, Brusamarelo, D., Miranda, D. G. de, & Assis Pires, L. L. de. (2024). Perspectivas no Âmbito Científico, Tecnológico e Social Abordados no Contexto Educacional : Perspectives on scientific scope, technological and social addressed in educational context. Cadernos Cajuína, 1(2), 81–91. https://doi.org/10.52641/cadcaj.v1i2.10

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares