Grêmio Estudantil e sua ação coletiva no processo de gestão democrática da escola: Alcances de uma pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.395

Palavras-chave:

Intervenção Pedagógica, Ensino Médio, Grêmio Estudantil, Gestão Democrática

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública de Ensino Médio de Minas Gerais, cujo objetivo principal foi contribuir para fomentar ações do grêmio estudantil como instância e espaço a partir dos quais os alunos pudessem atuar de forma significativa no processo de gestão democrática da instituição de ensino. Quanto aos métodos de pesquisa, utilizou-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar os principais conceitos do objeto de estudo, o referencial teórico e dialogar com autores que já abordaram a temática. No que tange às técnicas investigativas, adotou-se o questionário. O problema a ser resolvido pela intervenção se referiu apromover as condições necessárias para a participação do corpo discente na construção de uma convivência democrática, solidária, autônoma, dialógica e participativa dos diferentes indivíduos no cotidiano escolar. Por meio da análise dos resultados do projeto, concluiu-se que uma nova relação entre os sujeitos da escola foi estabelecida, que o primeiro passo para a construção de um hábito de participação e de gestão democrática foi dado e que os laços da convivência democrática se fortaleceram.

Biografia do Autor

Rita Cristina Lima Lages, UFOP

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. E-mail: [email protected]

Rivânia Maria Trotta Sant’Ana, UFOP

Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. E-mail: [email protected]

Sônia Mara Ferreira dos Santos, SEDUC-MG

Professora da Educação Básica: Ensino Médio, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. E-mail: [email protected]

Referências

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Publicado

2024-07-20

Como Citar

Lages, R. C. L., Sant’Ana, R. M. T., & Santos, S. M. F. dos. (2024). Grêmio Estudantil e sua ação coletiva no processo de gestão democrática da escola: Alcances de uma pesquisa-ação. Cadernos Cajuína, 9(4), e249406. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.395

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares