FÃ-ATIVISMO E O ENGAJAMENTO DOS FANDOMS EM EVENTOS DE PROTESTOS

Autores

  • Fillipe Alves Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.105

Palavras-chave:

Estudos de fãs, protestos, fandoms, ativismo de fã

Resumo

Este artigo busca olhar para os fãs, pessoas apaixonadas por um artista ou produto midiático em comum, a partir do seu engajamento em causas sociais e políticas buscando compreender suas motivações e as ferramentas e possibilidades de mobilização em eventos de protestos oferecidas pelos fandoms, meio onde esses grupos interagem e tecem redes de sociabilidade. O estudo se concentra nas mobilizações de fãs ocorridas após o assassinato de George Floyd em maio de 2020, mas que vão além das questões raciais e do movimento Black Lives Matter (BLM) nos EUA e América Latina. Assumindo a definição de Henry Jenkins para esses grupos enquanto exemplos de cultura participativa e os seus processos criativos dentro da noção de produsage de Axel Bruns, busco, portanto, compreender quais os usos e sentidos que esses grupos de pessoas organizadas em torno de uma paixão comum sem origem política fazem das ferramentas e possibilidades de mobilização que possuem e qual o espaço que ocupam no debate político público ou institucional em um esforço para enriquecer o debate tanto dos estudos de fãs quanto de eventos de protestos e mobilizações políticas.

Referências

AMADO, AIANNE. Tendências e Lacunas dos Estudos de Fãs no Brasil e no Mundo: uma Revisão do Campo. In: Intercom Nordeste - XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2019, São Luís. Disponivel em < https://www.academia.edu/40482511/Tend%C3%AAncias_e_Lacunas_dos_Estudos_de_F%C3%A3s_no_Brasil_e_no_Mundo_uma_Revis%C3%A3o_do_Campo.> Acesso em 23/10/2022

AMARAL, Adriana; Vieira Souza, Rosana; Monteiro, Camila “De westeros no #vemprarua à shippagem do beijo gay na TV brasileira”. Ativismo de fãs: conceitos, resistências e práticas na cultura digital Galáxia, núm. 29, junio, 2015, pp. 141-154 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil.

ARNOULD, E. J.; THOMPSON, C. J. Consumer Culture Theory: Ten years gone (and beyond). In: THYRAFF, A.; MURRAY, J. B.; BELK, R.W. (Org.). Research in consumer behavior. Bingley, UK: Emerald Group Publishing, 2015. p. 1-21.

BABO, Isabel. Redes e ativismo. In: DI FELICE, M.; PEREIRA, E.; ROZA, E. Netativismo: redes digitais e novas práticas de participação. (Orgs.). 1ª Ed. Campinas: Papirus, 2017. p. 77-88.

BALBI, Clara; PERASSOLO, João; BREDA, Lucas. K-pop deixa lado fofinho e ganha viés militante ao ajudar o Black Lives Matter – 25 de junho de 2020 - Ilustrada - Folha. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/06/k-pop-deixa-lado-fofinho-e-ganha-vies-militante-ao-ajudar-o-black-lives-matter.shtml>. Acesso em: 5 jan. 2023.

BENNET, L Fan activism for social mobilization: A critical review of the literature. Transformative Works and Cultures, v. 10, 2012. Disponível em <http://journal.transformativeworks.org/index.php/ twc/article/view/346/277>. Accesso em : 23 out. 2022.

BROUGH, M.; SHRESTOVA, S. Fandom meets activism: Rethinking civic and political participation.Transformative Works and Cultures. V. 10, 2012. Disponível em: <http://journal.transformativeworks.org/index.php/twc/article/view/303>. Accesso em: 23/10/2022.

BRUNS, Axel. Blogs, Wikipedia, Second Life, and beyond: from production to produsage. New York: Peter Lang Publishing, 2008.

CARLOS. G. Fandom e mercado literário: um mapa das mediações das fãs de romance no contexto brasileiro. Doutorado em Comunicação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – São Leopoldo – 2019.

_________. Cultura de fãs e suas práticas na cultura digital. In: Karine Moura Vieira (Org.). Cibercultura (série Excelência em Jornalismo). Curitiba: InterSaberes, 2021, p. 78-103.

CHIN, B; MORIMOTO, L. H. Towards a theory of transcultural fandom. Participations. Journal of Audience and Reception Studies. V. 10: 1, maio, 2013. Disponível em: <http://www.participations.org/Volume%2010/Issue%201/7%20Chin%20&%20Morimoto%2010.1.pdf>. Acesso em: 23 out. 2022

COSTA, Sarah Moralejo da. Fanworks de fanworks: a rede de produção dos fãs. 2018. 258 f. Tese (Doutorado) - Faculdade De Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

DI FELICE, M. Net-ativismo: da ação social para o ato conectivo. São Paulo: Paulus Editora, 2017.

DUNCOMBE, S. Cultural resistance reader. New York: New Left Books.2002.

DUFFETT, M. Understanding fandom. Nova York: Bloomsbury, 2013.

FERNANDO DALMONTE, Edson; FERREIRA DE SOUZA, Pedro Carlos. Ativismo por fandoms políticos conservadores: a discussão em torno dos casos Queermuseu e La bête por páginas pró-Bolsonaro. Comunicação & Sociedade, v. 41, n. 2, 2019.

FREIRE FILHO, J. Reinvenções da resistência juvenil: os estudos culturais e as micropolíticas do cotidiano. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

CASTLEBERRY, G. Anti-Fandom: Dislike and Hate in the Digital Age. Click, Melissa A. Gonzaga University, 2019. J Am Cult, 44: 62-63. https://doi.org/10.1111/jacc.13223

GONÇALVES, Júnior Leandro. Empoderamento e Net-ativismo: pesquisa exploratória de um grupo de professores da educação básica municipal de São Paulo no Facebook e do novo currículo da cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação). –– Guarulhos Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas.2021.

GRAY, Jonathan; HARRINGTON, C. Lee; SANDVOSS, Cornel. Fandom: Identities and Communities in a Mediated World. Nova York: NYU Press, 2007.

GROSSBERG, Lawrence. Is there a Fan in the House: The Affective Sensibility of Fandom In: LEWIS, Lisa A. (Org.) The Adoring Audience: Fan Culture and Popular Media. Londres: Routledge, 2002. P. 50 – 65.

GUSCHWAN, M. Fandom, brandom and the limits of participatory culture. Journal of Consumer Culture, v. 12, n. 1, p. 19-40, 2012.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

_________. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HILLS, Matt. Fan Cultures. London: Routledge, 2002.

HOLLANDER, J. A.; EINWOHNER, R. L. Conceptualizing resistance. Sociological Forum, v.19, n.4, p. 533-554, 2004.

JENKINS, Henry. Textual Poachers: Television Fans & Participatory Culture. New York: Routledge, 1992.

JENKINS, Henry. Fans, Bloggers, and Gamers: exploring participatory culture. Nova York: New York University Press, 2006.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JENKINS, Henry; PUROSHOTMA, Ravi; CLINTON, Katherine; WEIGEL, Margaret, & ROBISON, Alice J. Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century. Chicago: The MacArthur Fundation, 2005. Disponível

em: http://www.newmedialiteracies.org/wpcontent/uploads/pdfs/NMLWhitePaper.pdf>. Acessado em : 23/10/2022.

JENSON, Joli. Fandom as Pathology: the consequences of characterization. In: LEWIS, Lisa A. (Org.). The Adoring Audience: Fan Culture and Popular Media. Londres: Routledge, 2002.P. 9 – 29.

MELUCCI, Alberto. Um objetivo para os movimentos sociais? Tradução Suely Bastos. Revista Lua Nova. São Paulo, Nº 17, JUNHO 89.

POLLAK, Michael. “Memória e identidade social”. In: Estudos Históricos, 5 (10). Rio de Janeiro, 1992.

RIVERO, Gustavo A. K-pop: do fanatismo musical ao ativismo político. Latinoamerica21, 2021. Disponível em: <https://latinoamerica21.com/br/k-pop-do-fanatismo-musical-ao-ativismo-politico/>. Accesso em: 26/10/2022.

SENA, Raffael Silveira. Da transgressão ao conservadorismo: a escalada da extrema direita na cena metal. 2019. Disponível em: <http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11034>. Acesso em: 31 maio 2023.

SANDVOSS, Cornel. Fans: The Mirror of Consumption. Cambridge: Polity, 2005.

SCOTT, Suzanne. “Towards a theory of fan/producer trolling.” Participations, vol. 15, issue:1, 2018, pp.143-156.

VIEIRA, Eloy. Do fã ao fandom: práticas interacionais internas de consumo, 2017. Disponível em: https://homolog.ibpad.com.br/blog/comunicacao-digital/do-fa-ao-fandompraticasinteracionais-internas-de-consumo/ Acessado dia : 23/10/2022

WAYSDORF, Abby S. Vaporwar and military contents fandom. Journal of Fandom Studies, The, v. 10, n. 1, p. 19–37, 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-26

Como Citar

Alves, F. (2023). FÃ-ATIVISMO E O ENGAJAMENTO DOS FANDOMS EM EVENTOS DE PROTESTOS. Cadernos Cajuína, 8(3), e238308. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.105

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares