NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS ESCOLARES NA BUSCA DE RELAÇÕES OUTRAS

Autores

  • Elison Antonio Paim
  • Maria Cecilia Paladini Piazza

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i2.11

Palavras-chave:

Auxiliares de serviços gerais escolares, Decolonialidade, Memória, Experiência

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pesquisa de doutoramento em andamento pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina que rememora as narrativas de quatro mulheres auxiliares de serviços gerais de uma escola estadual no município de Araranguá, Santa Catarina. A partir de um diálogo horizontal, o objetivo é disseminar outra postura epistemológica para compreendermos de que forma as narrativas nos revelam o contexto social, cultural e histórico que uma época pode conter. O estudo se desenvolveu a partir da construção e análise de narrativas orais, fontes bibliográficas, documentais, sendo primordial o diálogo com as memórias e experiências de vida dessas mulheres. Consideramos que é possível fazer insurgir histórias outras que se contrapõem à colonialidade do ser, do poder e do saber. Metodologicamente, este trabalho, está fundamentado na concepção de mônada, extraída do pensamento de Walter Benjamin, e impulsionado por leituras decoloniais.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Paim, E. A., & Piazza, M. C. P. (2022). NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS ESCOLARES NA BUSCA DE RELAÇÕES OUTRAS. Cadernos Cajuína, 7(2), e227210. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i2.11