AS LITERACIAS E AS MULHERES
A CENTRALIDADE DA COMUNICAÇÃO NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.130Palavras-chave:
Cidadania, Literacia informacional, Literacia mediática, Meios de comunicação digitais, MulheresResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as dinâmicas existentes no modo como as mulheres acessam e encontram as informações nas redes sociais digitais e, posteriormente, propor possíveis caminhos para aprofundamento dessas demandas. Especificamente, procura-se entender o consumo, a confiança e o diálogo informacional realizado através de comentários, compartilhamentos e reações nos meios de comunicação on-line. A metodologia compreende uma revisão bibliográfica sobre literacia informacional e mediática, as representações sociais femininas, além de contar com uma pesquisa de opinião quantitativa realizada com cento e sessenta e quatro mulheres durante o mês de janeiro de 2022. Os resultados dessa pesquisa indicam que 82,3% das mulheres que participaram do estudo possuem dificuldade e não conseguem interpretar as informações consumidas, apenas 45,3% acreditam que os jornais e as revistas online são os meios de comunicação mais confiáveis, e que 57,7% das mulheres interagem ou dialogam com as informações. Tal descoberta enfatiza a necessidade de disseminar práticas com foco em mulheres relacionadas a literacia informacional e mediática, a fim de contribuir com um consumo cidadão no Brasil, seja a partir de atividades dentro das escolas ou locais de aprendizagem, ou através do desenvolvimento de competências de leitura, informação, escrita e acesso aos meios de comunicação digitais no dia a dia.
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