AS LITERACIAS E AS MULHERES

A CENTRALIDADE DA COMUNICAÇÃO NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.130

Palavras-chave:

Cidadania, Literacia informacional, Literacia mediática, Meios de comunicação digitais, Mulheres

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as dinâmicas existentes no modo como as mulheres acessam e encontram as informações nas redes sociais digitais e, posteriormente, propor possíveis caminhos para aprofundamento dessas demandas. Especificamente, procura-se entender o consumo, a confiança e o diálogo informacional realizado através de comentários, compartilhamentos e reações nos meios de comunicação on-line. A metodologia compreende uma revisão bibliográfica sobre literacia informacional e mediática, as representações sociais femininas, além de contar com uma pesquisa de opinião quantitativa realizada com cento e sessenta e quatro mulheres durante o mês de janeiro de 2022. Os resultados dessa pesquisa indicam que 82,3% das mulheres que participaram do estudo possuem dificuldade e não conseguem interpretar as informações consumidas, apenas 45,3% acreditam que os jornais e as revistas online são os meios de comunicação mais confiáveis, e que 57,7% das mulheres interagem ou dialogam com as informações. Tal descoberta enfatiza a necessidade de disseminar práticas com foco em mulheres relacionadas a literacia informacional e mediática, a fim de contribuir com um consumo cidadão no Brasil, seja a partir de atividades dentro das escolas ou locais de aprendizagem, ou através do desenvolvimento de competências de leitura, informação, escrita e acesso aos meios de comunicação digitais no dia a dia.

Biografia do Autor

Ana Carolina Trindade, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bolsista de Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2021/05888-6, e de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da mesma Fundação, processo nº 2023/01841-0. Membro do grupo de pesquisa Comunicação e Movimentos Sociais (ComMov). E-mail: [email protected]. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6214-9343

Mariana Alarcon Datrino, Universidade Estadual Paulista

Mestre (2022) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp - Universidade Estadual Paulista. Graduada em Relações Públicas pela mesma Universidade. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp durante o mestrado. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais (ComMov).

Referências

ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Informação, cidadania e sociedade no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.2, n.1, 1992.

BARROS, Laan Mendes. Recepção, mediação e midiatização c onexões entre teorias europeias e latino-americanas. In: MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (Orgs). Mediação & midiatização. EDUFBA, 2012. p.79-103. Disponível em: http://books.scielo.org/id/k64dr.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000400008.

CUNHA, Isabel Maria Ribeiro Ferin. Literacias para a cidadania global. Comunicação & Educação, n. 2, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/200305. Acesso em: 28 mar. 2023.

GALLOTTI, Mônica Marques Carvalho; SANTOS, Thais Helen do Nascimento; SOUZA, Jacqueline Aparecida de. Convergência entre a literacia informacional e a literacia mediática. In: PEREIRA, Sara; TOSCANO, M. (Eds). Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 3.º Congresso. Braga: CECS, 2015. p. 345-354.

GOMES, Henriette Ferreira. A Mediação da informação, comunicação e educação na construção do conhecimento. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 9, n. 1, fev. 2008.

LIMA, Venício Artur de. Regulação das comunicações: história, poder e direitos. São

Paulo: Paulus, 2011.

MARCONDES FILHO, Ciro. A Questão da Comunicação. PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM, v. 3, n. 5, p. 17-26, 2019.

MRISHO, David Haruna; BULENDU, Dotto Emmanuel; DOMINIC, Negussie Andre. Media Literacy Concept Theoretical Explanation. East African Journal of Arts and Social Sciences, v. 6, n. 1, 2023.

PEREIRA, Carlos Alberto Messeder; HERSCHMANN, Micael. Comunicação e novas estratégias organizacionais na era da informação e do conhecimento. Comunicação & Sociedade, v. 24, n. 38, p. 27-42, 2002.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Direito à comunicação comunitária, participação popular e cidadania. Lumina, v. 1, n. 1, 2007.

PINTO, Manuel. O trabalho em rede na definição de uma política de literacia mediática. In: ELEÁ, Ilana. Agentes e Vozes: Um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha. Sweden: The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, 2014. p. 157-166. Disponível em: https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1534780/FULLTEXT01.pdf. Acesso em: 03 maio 2023.

RIPOLL, Leonardo; MATOS, José Claudio Morelli. Zumbificação da informação: a

desinformação e o caos informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e

Documentação, v. 13, p. 2334-2349, 2017. Disponível em:

https://febab.emnuvens.com.br/rbbd/article/view/918. Acesso em: 29 abr. 2023.

SAID, Gustavo. História, Comunicação e Sociedade na Era da Informação. Intercom, 2002.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação & Sociedade, v. 10, n. 2, 2000.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

SILVA, Suelen de Aguiar. Comunicação, movimentos sociais e redes: por um projeto biopolítico e comunitário da multidão. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.

VANNUCHI, Camilo Morano. Direito humano à comunicação: fundamentos para um novo paradigma na regulação dos meios no Brasil. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, 2020.

WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010.

Downloads

Publicado

2023-12-26

Como Citar

Trindade, A. C., & Alarcon Datrino, M. (2023). AS LITERACIAS E AS MULHERES: A CENTRALIDADE DA COMUNICAÇÃO NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES. Cadernos Cajuína, 8(3), e238311. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.130

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares