UMA FENOMENOLOGIA DA TERRA:

Imagens do campo em Deus e o Diabo na terra do sol

Autores

  • Avelino Aldo de Lima Neto
  • Maria Clara do Nascimento
  • Larissa Maia de Souza

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv7i2.14

Palavras-chave:

Fenomenologia, Terra, Campo, Cinema Novo, Glauber Rocha

Resumo

O presente artigo objetivou descrever os sentidos provenientes das imagens do campo no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Para tanto, delineou-se uma articulação entre estética e política, estabelecendo o ponto de encontro entre o referencial teórico-metodológico baseado na fenomenologia de Merleau-Ponty e o campo como espaço e como operador teórico medular do filme em análise. A fim de responder como as imagens do campo se mostram em Deus e o Diabo na Terra do Sol, fez-se uso da Ficha de Apreciação Fílmica, instrumento que permitiu apreciar as imagens e descrever os seus sentidos. Destaca-se, como resultado, a descrição da terra como categoria política e experiência estética que remete o homem à imanência da história.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Lima Neto, A. A. de, Nascimento, M. C. do, & Souza, L. M. de. (2022). UMA FENOMENOLOGIA DA TERRA: : Imagens do campo em Deus e o Diabo na terra do sol. Cadernos Cajuína, 7(2), e227213. https://doi.org/10.52641/cadcajv7i2.14