PENSANDO GÊNERO NA BOLÍVIA MEDIANTE A PERSPECTIVA DO PÓS-ESTRUTURALISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.140

Palavras-chave:

gênero, Pós-estruturalismo, Universidade boliviana

Resumo

O artigo possui como principal intuito a compreensão de como a corrente filosófica do pós-estruturalismo tem abarcado os estudos de gênero e avançado em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Salienta-se que o objeto de pesquisa que originará a tese consiste na construção das feminilidades nas universidades UNITEPC (Universidad Técnica Privada Cosmos) e do Instituto Técnico Privado ambas em Puerto Quijarro/Bolívia. Tais constatações são necessárias para a compreensão da dinâmica social boliviana e suas deficiências buscando o fortalecimento dos estudos de gênero tanto no país vizinho quanto no Brasil. Importante mencionar, que esta pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica que possui como aporte teórico os pesquisadores que se enquadram nesse movimento filosófico, tais como Hall (1980), Peters (2000), Louro (1997), Xavier Filha (2016), dentre outros. Evidencia-se que essas investigações poderão contribuir com a diminuição de preconceito e discriminação no âmbito educacional, além do âmbito social, escrutinando a constituição de alternativas que busquem a construção de uma sociedade igualitária, inclusiva e autônoma.

Biografia do Autor

Larissa Angelini de Andrade Gianvecchio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação pela UFMS Campus do Pantanal. Bacharel em Direito pela Faculdade Salesiana de Santa Teresa (FSST). Bolsista CAPES

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela mesma instituição. Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente do curso de Pedagogia do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Gianvecchio, L. A. de A., & Gonçalves, J. P. (2023). PENSANDO GÊNERO NA BOLÍVIA MEDIANTE A PERSPECTIVA DO PÓS-ESTRUTURALISMO. Cadernos Cajuína, 8(3), e238314. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.140

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares