Juventudes, modernidade e escola: quem são é o querem os jovens?
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.147Palavras-chave:
Juventudes, Escola, Modernidade líquidaResumo
Este ensaio teórico parte do princípio que de cada jovem constrói suas trajetórias por meio de vivências que são moldadas pelo contexto social em que está inserido e pelas trocas que, por meio dele, se estabelecem. Nessa direção, o texto em tela tem como objetivo contribuir com as discussões sobre as relações entre as juventudes, a modernidade e a escola, buscando trazer à tona a discussão sobre quem são e o que desejam os jovens à luz dos pensamentos de Bauman (2011), Dayrell (2003, 2007), Enne (2010) e seus interlocutores. Foi constituído numa abordagem qualitativa e dialética, produzido por meio de pesquisa bibliográfica. Como repercussões, destaca-se que as juventudes são marcadas pela busca constante por diferenciação e afirmação como indivíduos singulares. Elas enfrentam o desafio de se destacar e se diferenciar dos outros em um contexto social onde o consumo e o estilo de vida desempenham um papel importante na construção da identidade. A escola, por sua vez, encontra dificuldades em lidar com essa diversidade e em reconhecer as experiências e perspectivas dos jovens. Isso pode resultar em conflitos, desmotivação e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
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