A EXPERIÊNCIA LÚDICA DE ESTUDANTES TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • José Wilson da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) https://orcid.org/0000-0002-7208-8828
  • Kelvya Freitas Abreu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.148

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, Educação Profissional em Saúde, Saúde Bucal

Resumo

Este estudo aborda a importância dos conhecimentos e aplicação da aprendizagem significativa durante o desenvolvimento de práticas educativas na prevenção de doenças bucais, no contexto da educação de crianças, desenvolvido por alunos do curso Técnico em Saúde Bucal do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Assim, o escopo reside em relatar a experiência desses discentes durante seu percurso formativo de uma unidade curricular denominada “promoção de ações educativas em saúde bucal”. Cumpre sinalizar que essa unidade foi desenvolvida entre janeiro e março de 2023, perfazendo um total de 108 horas de carga horária curricular nas instituições de ensino do município de Iguatu-Ce. Portanto, a experiência se apresenta como uma oportunidade de aplicar conceitos pedagógicos às práticas educativas voltadas à prevenção de doenças bucais, proporcionando aos alunos a aquisição de conhecimentos pedagógicos necessários a ações preventivas mais efetivas. Os descritores que fundamentam a pesquisa bibliográfica foram: aprendizagem significativa, saúde, educação profissional em saúde.

Biografia do Autor

José Wilson da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Discente do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano -IF Sertão Campus Salgueiro.

Kelvya Freitas Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, mestre em Linguística (2011) e licenciada em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2008). Docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Silva, J. W. da, & Abreu, K. F. (2023). A EXPERIÊNCIA LÚDICA DE ESTUDANTES TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Cadernos Cajuína, 8(3), e238319. https://doi.org/10.52641/cadcajv8i3.148

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares