DA CENSURA LITERÁRIA À PROIBIÇÃO DA LINGUAGEM NEUTRA: UMA ANÁLISE DA EDUCACAÇÃO INCLUSIVA EM RONDÔNIA

Autores

  • Thalyta Karina Correia Chediak Universidade Federal do Rio Grande
  • João Baraldi Neto Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Renato Duro Dias Vice Reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.149

Palavras-chave:

censura, literatura, linguagem neutra, educação, inclusão

Resumo

O presente artigo propõe a discussão sobre dois acontecimentos importantes no âmbito educacional relacionados a políticas governamentais em Rondônia, quais sejam: a censura literária e a proibição do uso da linguagem neutra. Diante deste cenário, a pesquisa possui o objetivo de analisar ambos acontecimentos, sob a ótica da promoção da inclusão, da democracia e da igualdade de gênero no âmbito educacional, com o intuito de identificar a origem dos impactos provenientes de tais medidas. A pesquisa possui caracteriza-se como qualitativa, de natureza documental e bibliográfica, e como suporte teórico para análise se apoia nos estudos de Duarte (2018) e Foucault (1988), no que se refere ao “obscurantismo beligerante” no currículo escolar e poder, gêneros e sexualidades, respectivamente. Por fim, concluímos a discussão apontando a necessidade de reflexão com relação a temas de inclusão, democracia e igualdade de gênero nas políticas educacionais para que medidas conservadoras não violem o direito à educação, o desenvolvimento da criticidade e o acesso ao conhecimento.

Biografia do Autor

Thalyta Karina Correia Chediak, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Educação pela Universidade de Rondônia (UNIR). Mestranda em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Direito Civil e Processo Civil e bacharel em Direito pela Faculdade de Rondônia (FARO).

João Baraldi Neto, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Católica de Rondônia (FCR).

Renato Duro Dias, Vice Reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Vice-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor da Faculdade de Direito, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado em Direito e Justiça Social (FURG). É Doutor em Educação (UFPel), e foi Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES).

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Academia Brasileira de Letras classifica como deplorável censura a livros em Rondônia. Disponível em: https://www.jb.com.br/cadernob/2020/02/1022128-academia-brasileira-de-letras-classifica-como-deploravel-censura-a-livros-em-rondonia.html. Acesso em: nov. 2020.

BORTOLINI, Alexandre. O currículo não é. O currículo acontece.IN: BICALHO, Pedro; CIDADE, Maria; CUNHA, Thiago; MATOS, Alfredo. Gênero e Diversidade na Escola: práticas transversais, polifônicas, compartilhadas, inquietas. 2014. 143p. Pró-Reitoria de Extensão, UFRJ, Rio de Janeiro.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

DUARTE, A. M.; CÉSAR, M. de A. Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios. Educar em Revista, n. 66, 2017.

DUARTE, N. O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. Revista Espaço do Currículo. UFPB-Volume 2, 2018.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade I. Rio de Janeiro: Graal, 1988

RONDÔNIA. Lei nº 5.123, de 19 de outubro de 2021. Estabelece medidas protetivas ao direito dos estudantes do Estado de Rondônia ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta e orientações legais de ensino, na forma que menciona. Disponível em: https://sapl.al.ro.leg.br/media/sapl/public/normajuridica/2021/9987/l5123.pdf. Acesso em: set. 2023.

SALVADOR, K. F.; DIAS, R. Duro. Gênero, sexualidades e educação: análise dos projetos de leis e leis aprovadas da câmara municipal de tubarão (SC). Boletim de conjuntura, vol. 3, n. 8, 2020.

SAVIANI, D; DUARTE, N. “Pedagogia histórico-crítica e a luta de classes na educação escolar”. Autores associados. Campinas- SP, 2015.

SILVA, L. R. G. A política educacional e a orientação sexual nas escolas. Revista On-line De Política E Gestão Educacional. n.5, 2008.

O GLOBO. Professora é 'denunciada' por pai de aluno por passar filme sobre cultura negra. Acesso em: https://oglobo.globo.com/rio/professora-denunciada-por-pai-de-aluno-por-passar-filme-sobre-cultura-negra-22797890. Acesso em nov. 2020.

O IMPARCIAL. Mas o que tanto há nesse Capitães da Areia? Disponível em: https://jornaloimparcial.com.br/artigos/mas-o-que-tanto-ha-nesse-capitaes-da-areia/. Acesso em: nov. 2022.

REIMÃO, S. “Proíbo a publicação e circulação...” – censura a livros na ditadura militar. Estudos Avançados 28 (80), 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/L7cPdmb4GHCSrmTbYkmxNvF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-03-03

Como Citar

Correia Chediak, T. K., Baraldi Neto, J., & Duro Dias, R. (2024). DA CENSURA LITERÁRIA À PROIBIÇÃO DA LINGUAGEM NEUTRA: UMA ANÁLISE DA EDUCACAÇÃO INCLUSIVA EM RONDÔNIA. Cadernos Cajuína, 9(1), e249102. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.149

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares