DA CENSURA LITERÁRIA À PROIBIÇÃO DA LINGUAGEM NEUTRA: UMA ANÁLISE DA EDUCACAÇÃO INCLUSIVA EM RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.149Palavras-chave:
censura, literatura, linguagem neutra, educação, inclusãoResumo
O presente artigo propõe a discussão sobre dois acontecimentos importantes no âmbito educacional relacionados a políticas governamentais em Rondônia, quais sejam: a censura literária e a proibição do uso da linguagem neutra. Diante deste cenário, a pesquisa possui o objetivo de analisar ambos acontecimentos, sob a ótica da promoção da inclusão, da democracia e da igualdade de gênero no âmbito educacional, com o intuito de identificar a origem dos impactos provenientes de tais medidas. A pesquisa possui caracteriza-se como qualitativa, de natureza documental e bibliográfica, e como suporte teórico para análise se apoia nos estudos de Duarte (2018) e Foucault (1988), no que se refere ao “obscurantismo beligerante” no currículo escolar e poder, gêneros e sexualidades, respectivamente. Por fim, concluímos a discussão apontando a necessidade de reflexão com relação a temas de inclusão, democracia e igualdade de gênero nas políticas educacionais para que medidas conservadoras não violem o direito à educação, o desenvolvimento da criticidade e o acesso ao conhecimento.
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