ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROEJA

UMA PROPOSTA PARA MITIGAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.153

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Interdisciplinaridade, Ensino Integrado

Resumo

Em se tratando de educação, além do chamado “êxito escolar”, temas como os que envolvem “evasão” e “permanência” são alguns dos quais mais geram apreensão na sociedade. Tal inquietação tende a se aprofundar quando o debate abrange discentes da educação direcionada para jovens e adultos (EJA), uma vez que os mesmos já são pessoas que não puderam estudar no período que foi convencionado como o mais adequado e, portanto, estão buscando, em outra faixa etária, uma nova chance na rede formal de ensino. Diante disso, encontrar maneiras para mitigar a evasão, elevando a permanência na modalidade EJA, é de grande relevância. Assim, o presente trabalho objetiva: 1-apontar alguns dos motivos que podem levar ao abandono; e 2-promover uma proposta de execução interdisciplinar em curso EJA, da Educação Profissional e Tecnológica, com o intuito de despertar no alunado o sentimento de importância individual e coletiva da sua formação. Os resultados esperados são: maior integração entre as disciplinas do curso escolhido; elevação da motivação do alunado; e redução da evasão escolar.

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Publicado

2024-03-03

Como Citar

Souza Júnior, T. G. de, Moura Neto, L. G. de, Roque, R. de L., & Lucena, D. B. (2024). ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO PROEJA: UMA PROPOSTA PARA MITIGAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR. Cadernos Cajuína, 9(1), e249101. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.153

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares