SOBRE O PROJETO DE LEI N. 5.167/2009 E OS DIREITOS HUMANOS DA COMUNIDADE LGBTQIAP+:

Uma abordagem crítico-dialética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.157

Resumo

As lutas históricas que serviram à criação e consolidação dos direitos humanos são também necessárias para a manutenção destes mesmos direitos. Em relação à comunidade LGBTQIAP+, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a possibilidade jurídica das uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo, salvaguardando o direito humano à constituição familiar (art. 16, DUDH). Todavia, a luta da comunidade para a efetivação desse direito humano não se encerrou com a tutela jurídica dispensada, haja vista que, em sentido oposto, o Projeto de Lei n. 5.167/2009, visa estabelecer que nenhuma relação entre pessoas do mesmo sexo pode equiparar-se ao casamento ou constituir entidade familiar. Nesse sentido, objetivo deste artigo é analisar os principais fundamentos que alicerçam a propositura do PL n. 5.167/2009 e suas implicações para a consolidação dos direitos humanos da comunidade LGBTQIAP+. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com tratamento qualitativo dos dados, de abordagem crítico-dialética. Nas considerações finais, destaca-se que o PL n. 5.167/2009 se insere em um processo histórico de negação da humanidade dos membros da comunidade LGBTQIAP+, uma vez que, ao negar o direito humano a constituir família, concomitantemente, afasta o reconhecimento de outros direitos humanos vinculados a essa condição, tais como os previdenciários, sucessórios e da personalidade. Portanto, em uma abordagem crítico-dialética, tem-se que os direitos humanos são engendrados e garantidos pela luta dos movimentos sociais, pois a institucionalidade, embora seja relevante, por si só, não é capaz de garantir a efetivação desses direitos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Acadêmico do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). Tem foco investigativo centrado nas áreas do Direito e da Educação, com ênfase em Direito Civil (Direito das Famílias), Direitos Humanos, Ensino Jurídico e Formação de Professores. Endereço eletrônico: [email protected]. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4012511514272072. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7912-8319.

Jussara Romero Sanches, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Direito Negocial pelo programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina (2018). Especialisra em Docência do Ensino Superior: tecnologias Educacionais e Inovação pela Universidade Cesumar - UniCesumar (2023). Especialista em Direito do Estado, área de concentração em Direito Constitucional, pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Especialista em Gestão Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2016). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Professora Universitária na Faculdade UniCesumar de Londrina. Associada do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU. Advogada Cível e Trabalhista Empresarial. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, habilitação: Bacharelado, (2011). Áreas de interesse e pesquisa: Direito Urbanístico, Direito Ambiental, Sociologia Jurídica e Direitos Humanos.

Lara Caxico Martins, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - 2022). Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2018). Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2014). Professora do Curso de Pós Graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC) e Professora (temporária) da Universidade Estadual do Paraná, campus Apucarana (UNESPAR). 

Diogo Estevam Claudino da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Advogado. Graduado em Direito pela Universidade Positivo (2021). Graduando em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Especialista em Direito Imobiliário e Notarial pela UNIFIL (2023) Especializando em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Aluno especial do programa de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2022/1). Tem como referencial teórico o Marxismo. Entre os temas e autores que mais interessa destacam-se: (i) Crítica marxista aos Direitos Humanos e ao Estado; (II) Direito, Liberdade e autoridade politica em Hobbes, Locke, Rousseau e Hegel; (III) Ideologia jurídica e a constituição do sujeito em Althursser e Foucault; (IV) Teoria da Justiça em John Rawls, Kant, Sandel e Aristóteles. Atualmente, tem desenvolvido pesquisas relacionado aos direitos humanos, subjetividade e a luta por reconhecimento dos movimentos identitários.

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Publicado

2024-03-03

Como Citar

Tiroli, L. G., Sanches, J. R., Martins, L. C., & Claudino da Silva, D. E. (2024). SOBRE O PROJETO DE LEI N. 5.167/2009 E OS DIREITOS HUMANOS DA COMUNIDADE LGBTQIAP+:: Uma abordagem crítico-dialética. Cadernos Cajuína, 9(1), e249109. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.157

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares