O TRABALHO E SEU SENTIDO: UMA VISÃO HUMANISTA À LUZ DOS PENSAMENTOS DE PRESTES MOTTA E GUERREIRO RAMOS

Autores

  • Lilia Farias Leonel Chagas Moraes Universidade do Grande Rio
  • Renan Gomes de Moura Universidade do Grande Rio
  • Nelson Soeiro Araújo Junior Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.160

Palavras-chave:

Sentido do trabalho, Humanismo, Prestes Motta, Guerreiro Ramos

Resumo

: O sentido do trabalho desempenha um papel fundamental na satisfação, motivação e bem-estar do indivíduo. Asprimeiras pesquisas relacionadas ao tema sentido do trabalho demonstram o impacto do trabalho e o seu sentido na vida do homem. Um trabalho que tem sentido é fonte de segurança e independência, principalmente em relação às condições de trabalho, pois necessitam equilibrar sua qualidade de vida com o trabalho. Analisando o sentido do trabalho e refletindo sobre os passos dados dentro da pesquisa de Ciências Sociais voltadas às organizações entendemos anecessidade de aprofundar o tema em uma visão humanista e voltada radicalmente para o indivíduo. O objetivo desse ensaio é pensar o sentido do trabalho por meio de uma abordagem humanística à luz dos pensamentos de Prestes Motta e Guerreiro Ramos. Prestes Motta se destaca ao abordar as questões do ser humano e sua psique como uma importante contribuição para as organizações. De forma oculta e ao mesmo tempo exposta o homem se vê dentro do ambiente de socialização humana cada vez mais distante do propósito que o faz crescer e realmente encontrar o sentido do seu trabalho e destino. A partir da obra de Ramos percebe-se que a autonomia é essencial para a percepção de sentido no trabalho e as práticas organizacionais devem incentivar a participação ativa dos funcionários nas decisões e proporcionar um espaço para ideias e opiniões. Promover uma cultura organizacional saudável e valorizar a individualidade dos colaboradores contribui para o desenvolvimento de sentidos do trabalho mais positivos.

Referências

AKTOUF, Omar; HOLFORD, David. Humanismo radical e gestão: as implicações do humanismo para a administração de empresas e estudos. Organizações & Sociedade, v. 15, p. 15-28, 2008.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, SP: Boitempo, 2009.

BARROS, José D.'Assunção. O conceito de alienação no jovem Marx. Tempo Social, 23 (1), 223-245, 2011

BORGES, Livia O. Os atributos e a medida do significado do trabalho. Psicologia: Teoria Pesquisa, 13(2), 211-221. maio/ago,1997.

CAPRONI, Henrique Luiz Neto, Análise do Significado e dos Sentidos do Trabalho para os Funcionários do Setor Contábil-Financeiro de uma IES Pública. In. IX Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2012

FRYER, David & PAYNE, Roy, Comportamento proativo no desemprego: resultados e implicações, Leisure Studies, 3:3, 273-295, 1984.

FROMM, Erich, Conceito do homem marxista, Zahar, 1961.

MOTTA, Fernando C. Prestes. Organização, Automação e Alienação. Revista de Administração de Empresas, v.24, n.3, 1984

MOTTA, Fernando C. Prestes. Organizações: vínculo e imagem. Revista de administração de Empresas, v. 31, p. 05-11, 1991.

MOTTA, Fernando C. Prestes. Os pressupostos básicos de Schein e a fronteira entre a psicanálise e a cultura organizacional. 2005.

MORIN, Estelle. Os sentidos do Trabalho. Rev. Administração de Empresas - USP. v.41, n. 43, p. 8-9, jul./set., 2001.

MORIN, Estelle; TONELLI, Maria J; PLIOPAS, Ana L. O trabalho e seus sentidos. Rev. Psicologia & Sociedade, v. 19, ed. Esp. 1, p. 47-56, 2006.

PAULA, Ana Paula Paes de; Fernando Prestes Motta: Em busca de uma abordagem psicanalítica das organizações. Organizações & Sociedade, v. 12, p.13-15, 2005.

PAULA, Ana Paula Paes de. Repensando os estudos organizacionais: círculo das matrizes epistemológicas e a abordagem freudo-frankfurtiana, Tese (concurso), UFMG, 2012

PENHA, Adriana, VILLARDI, Beatriz Quiroz. Sentidos do Trabalho além do prazer e da obrigação; VIII Congresso Brasileiro de Administração e Contabilidade, Adcont, 2017

RAMOS, Alberto Guerreiro, Mito e verdade da Revolução Brasileira, Editora Insular,1963.

RAMOS, Alberto Guerreiro. Administração e Estratégia do Desenvolvimento, Editora FGV, Rio de Janeiro, 1966.

RAMOS, Alberto Guerreiro, A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações, p. XVI-XVII, Editora FGV, Rio de Janeiro, 1981

ROGERS, C.R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

TOLFO, S. da R.; PICCININI, V. Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 19, n. SPE, p. 38-46, 2007.

Downloads

Publicado

2024-03-03

Como Citar

Farias Leonel Chagas Moraes, L., Gomes de Moura, R., & Soeiro Araújo Junior, N. (2024). O TRABALHO E SEU SENTIDO: UMA VISÃO HUMANISTA À LUZ DOS PENSAMENTOS DE PRESTES MOTTA E GUERREIRO RAMOS. Cadernos Cajuína, 9(1), e24913. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.160