EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO A SOCIEDADE PERCEBE A ABORDAGEM DESSA TEMÁTICA NAS ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.162

Palavras-chave:

escola, família, educação, sexualidade

Resumo

O estudo objetivou identificar e analisar o que dizem representantes da sociedade acerca da educação sexual nas escolas. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada, por meio de um questionário online, com questões abertas, o qual foi respondido por um total de 11 pessoas, sendo três homens e oito mulheres. Os resultados indicam que a maioria não teve a educação sexual nas escolas e os poucos assuntos abordados eram em aulas de ciências ou biologia. Alguns aprenderam sobre a temática com amigos, irmãos mais velhos, às vezes com a mãe, ou na própria universidade. Todos acreditam que tanto a família, quanto a escola devem assumir a responsabilidade de trabalhar temáticas inerentes à educação sexual com crianças e adolescentes, seja ensinando ou mesmo sanando as dúvidas que surgem em seu processo formativo.

Biografia do Autor

Joice Mezza de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí (CPNV).. E-mail: [email protected]

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela mesma instituição. Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente do curso de Pedagogia do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Referências

ALMEIDA, Ana Carla Campos Hidalgo de.; CENTA, Maria de Lourdes. A família e a educação sexual dos filhos: implicações para a enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, v. 22, p. 71-76, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Orientação Sexual. 1998, p.289-309. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/orientacao.pdf. Acesso em: 01 dez. 2022.

BRASIL. Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Rede Ecpat Brasil. Direitos Sexuais São Direitos Humanos. 1ª edição, p.23-27, 2017. Disponível em: https://cmdca.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/Caderno_Temtico_2017_Final-1.pdf#page=23 Acesso em: 23 out. 2022.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília, DF, 1998. Disponível em: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro102.pdf Acesso em: 23 out. 2022.

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. Educação sexual. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sexualidade/educacao-sexual.htm. Acesso em: 10 de nov. 2022.

FAVORITO, Ana Paula; GONÇALVES, Rondys Caldeira; PAES, Daniela Cristina. Educação sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental: O que educadoras da rede municipal de ensino de Pires do Rio (Goiás) têm a dizer? Multi-Science Journal, v. 1, n. 3, p. 69-78, 2015.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação sexual: como ensinar no espaço da escola. In: FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico (Org.). Educação sexual: múltiplos temas, compromisso comum. Londrina: UEL, 2009. p. 141-172.

GONÇALVES, Randys Caldeira; FALEIRO, José Henrique; MALAFAIA, Guilherme. Educação sexual no contexto familiar e escolar: impasses e desafios. Holos, v. 5, n. 1, p. 251-263, 2013.

HANA, Odara; MORAIS, Micael. A importância da educação sexual no Brasil. Cátedra UNESCO/UNICAP. Publicado em 30 set. 2020. Disponível em: http://www.unicap.br/catedradomhelder/?p=4393 Acesso em: 30 de set. 2021.

MOIZÉS, Julieta Seixas; BUENO, Sônia Maria Villela. Compreensão sobre sexualidade e sexo nas escolas segundo professores do ensino fundamental. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, n. 1, p. 205-212, 2010.

NASCIMENTO, Marcos Felipe Freitas do; MIRANDA, Delzuita Patrícia Souza; FERREIRA, Iolanda dos Santos; PEREIRA, Ana Claudia Coelho; SILVA, Vilmar Martins da. Educação sexual: um tabu na comunidade escolar. VII Congresso Nacional da Educação, CONEDU, Maceió, 2021. Anais..., Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV151_MD1_SA107_ID9191_27072021144119.pdf Acesso em: 09 nov. 2022.

NOGUEIRA, Natália Souza; ZOCCA, Adriana Rodrigues; MUZZETI, Luci Regina. Educação sexual no contexto escolar: as estratégias utilizadas em sala de aula pelos educadores. Holos, v. 3, p. 319-327. 2016.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

RIBEIRO, Marcos. Educação sexual: além da informação. São Paulo: EPU, 62. 1990.

RIBEIRO, Marcos; REIS, Wagner. Educação sexual: o trabalho com crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 18, n. 2, p, 375-386, 2007.

SOUZA, Márcia Maria de; MUNARI, Denize Bouttelet; SOUZA, Sandra Maria Brunini de; ESPERIDIÃO, Elizabeth; MEDEIROS, Marcelo. Qualificação de professores do ensino básico para educação sexual por meio da pesquisa-ação. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 9, n. 1, p. 91-98, jan./mar. 2010.

VARELA, Cristina; MELO, Sonia Maria Martins de. Educação sexual, crianças e mídias: algumas reflexões. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. 2, p. 341-356, abr./jun., 2015.

ZOMPERO, Andreia Freitas; DIAS, Marlene Alves; RODRIGUES, Karolyne; MARQUES, Thamires. Educação para saúde e interface universidade escola: oficinas pedagógicas desenvolvidas por graduandos de enfermagem sobre o tema IST e contraceptivos. Saúde em Redes, v. 5, n. 3, p. 161-175, 2019.

Downloads

Publicado

2024-03-03

Como Citar

Carvalho, J. M. de, & Gonçalves, J. P. (2024). EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO A SOCIEDADE PERCEBE A ABORDAGEM DESSA TEMÁTICA NAS ESCOLAS. Cadernos Cajuína, 9(1), e249103. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.162

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares