PRONUNCIANDO O IMPRONUNCIÁVEL

Uma reflexão acerca dos usos e dos sentidos dos palavrões no português Brasileiro

Autores

  • Anderson Rany Cardoso da Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Ariane Vitória Paulino de Medeiros Universidade Estadual da Paraíba
  • Matheus Kennedy Henriques de Macêdo Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.164

Palavras-chave:

Palavrão, Interjeição, Comunicação, Tabu linguístico, fala

Resumo

As formas de comunicação humana são diversas do mesmo modo que as relações sociais e os contextos comunicativos que estabelecemos. Nesse prisma, há uma espécie de convenção social que limita o uso de certas expressões em determinadas condições de fala, caso dos palavrões, vocábulos interjetivos que acionam a manifestação dos sentimentos humanos. Assim, esta pesquisa procura refletir sobre os usos e sentidos dos palavrões no português brasileiro, dando ênfase aos dados reais de fala oriundos da esfera jornalística, uma das áreas mais marcadas pelo uso rebuscado da linguagem. Na nossa análise, daremos destaque à maneira como alguns gramáticos definem as interjeições (classe dos palavrões), bem como faremos uma discussão acerca do tabu linguístico que restringe o uso de tais lexias. Como resultados desse estudo, podemos apontar que os palavrões ainda não são vistos com seu potencial comunicativo: como vocábulos interjetivos que expressam diversas emoções, como o espanto e a indignação.

Referências

BAGNO, Marcos. Comunicar é o que importa, certo? Errado!!!. Disponível em: <8 - Atividade assíncrona - Comunicar é o que importa, ERRADO . Acesso em: 20 de dezembro, 2021.

BECHARA, Evanildo. Lições de português pela análise sintática. 20. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade. Para uma teoria geral da política. São Paulo: Editora paz e terra, 2005.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

CRUZ, Maurício Stunitz. PÚBLICO E PRIVADO: O SURGIMENTO E A EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS. Disponível em: <http://www.batebyte.pr.gov.br/Pagina/PUBLICO-E-PRIVADO-O-SURGIMENTO-E-EVOLUCAO-DOS-CONCEITOS >. Acesso em: 01/08/2022.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3.ed. Curitiba: Positivo, 2004.

FIORIN, José Luiz. Qual é a função da linguagem. In: OTHERO, Gabriel de Ávila; FLORES, Valdir do Nascimento. 51 perguntas e respostas sobre a linguagem humana. Parábola: São Paulo, 2022, p. 149-154.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6° ed. São Paulo: Atlas, 2018.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 7°ed. São Paulo: Atlas, 2019.

LIMA, Rocha. Gramática Normativa da língua portuguesa. 49. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

MARTINS, Maria Elizabeth Figueiredo. A questão da interjeição: classe gramatical ou frase de situação? Revista Linguasagem, UFSCAR, 2012, p.1-9.

ROCHA; José Geraldo da; OLIVEIRA, Rosane Cristina de. Lexicologia e lexicofonia: uso e sentido do palavrão na cultura brasileira. Cadernos do CNFL, v.19, n° 2, Rio de Janeiro, 2015.

SANDMANN, Antônio José. O palavrão: formas de abrandamento. Revista Letras, n° 41-42, Curitiba, 1993.

TERRA, Ernani. Curso prático de gramática. 6. ed. São Paulo: Scipione, 2011.

Downloads

Publicado

2024-03-03

Como Citar

Rany Cardoso da Silva, A., Paulino de Medeiros, A. V., & Henriques de Macêdo, M. K. (2024). PRONUNCIANDO O IMPRONUNCIÁVEL: Uma reflexão acerca dos usos e dos sentidos dos palavrões no português Brasileiro. Cadernos Cajuína, 9(1), e249107. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.164

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares