PROMOVENDO A ACESSIBILIDADE COM LINGUAGEM DE SINAIS NO ENSINO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ECIT DE SÃO BENTO/PB

Autores

  • Thiago Henrique Mariz Medeiros Instituto Federal de Educação da Paraíba - IFPB

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.167

Resumo

O curso Técnico em Informática é uma das principais formas de acesso à educação profissional e tecnológica no Brasil. No entanto, a inclusão de alunos surdos nesse curso ainda é um desafio que precisa ser enfrentado. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo explorar as estratégias e práticas que promovam a inclusão de alunos surdos no curso Técnico em Informática, valorizando a diversidade e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. A pesquisa será conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura e de uma pesquisa qualitativa com professores e alunos do curso. As principais questões que serão abordadas incluem: quais são as principais estratégias e práticas utilizadas para a inclusão de alunos surdos em contextos educacionais? Como o curso Técnico em Informática pode se adaptar para a inclusão de alunos surdos? Quais são as principais dificuldades e desafios enfrentados na inclusão de alunos surdos no curso Técnico em Informática? Como a inclusão de alunos surdos pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa? A pesquisa tem como expectativa contribuir para a promoção da inclusão de alunos surdos no curso Técnico em Informática, valorizando a diversidade e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Downloads

Publicado

2024-03-03

Como Citar

Thiago Henrique Mariz Medeiros. (2024). PROMOVENDO A ACESSIBILIDADE COM LINGUAGEM DE SINAIS NO ENSINO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ECIT DE SÃO BENTO/PB. Cadernos Cajuína, 9(1), e249104. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.167

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares