LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS PARA AS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.171Palavras-chave:
Livro didático, Alfabetização, Produção de texto escrito, Gêneros textuais, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca de um livro didático de alfabetização e as propostas de produção de textos escritos para as crianças, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na metodologia, desenvolveu-se uma análise documental e de conteúdo do livro didático da coleção Ápis, Língua Portuguesa, para o 1º ano do Ensino Fundamental, pelo fato dele estar muito presente em diversas escolas públicas, do contexto brasileiro. Nesta análise, com base numa concepção sociointeracionista de linguagem, observou-se que as propostas de produção de textos escritos para as crianças precisam ser ampliadas em cada unidade de estudo do referido livro, pois, em sua maioria, a abordagem dos gêneros textuais detém atenção à forma e função, mas de modo muito aligeirado e pontual. Em síntese, os resultados da pesquisa destacam que para trabalhar com produção de textos escritos com crianças é relevante ir além da forma, explorando a função, suporte e contexto em que variados tipos de textos circulam. Além disso, ressaltou-se que o livro didático não é um material neutro, ele se insere em um contexto mais amplo e complexo, atrelado a interesses econômicos e ideológicos, o que requer atenção no seu uso. Portanto, as análises e reflexões elaboradas trazem contribuições ao campo da educação, lançando novos-outros olhares para o uso do livro didático e as práticas pedagógicas para alfabetizar letrando.
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