LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS PARA AS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.171

Palavras-chave:

Livro didático, Alfabetização, Produção de texto escrito, Gêneros textuais, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca de um livro didático de alfabetização e as propostas de produção de textos escritos para as crianças, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na metodologia, desenvolveu-se uma análise documental e de conteúdo do livro didático da coleção Ápis, Língua Portuguesa, para o 1º ano do Ensino Fundamental, pelo fato dele estar muito presente em diversas escolas públicas, do contexto brasileiro. Nesta análise, com base numa concepção sociointeracionista de linguagem, observou-se que as propostas de produção de textos escritos para as crianças precisam ser ampliadas em cada unidade de estudo do referido livro, pois, em sua maioria, a abordagem dos gêneros textuais detém atenção à forma e função, mas de modo muito aligeirado e pontual. Em síntese, os resultados da pesquisa destacam que para trabalhar com produção de textos escritos com crianças é relevante ir além da forma, explorando a função, suporte e contexto em que variados tipos de textos circulam. Além disso, ressaltou-se que o livro didático não é um material neutro, ele se insere em um contexto mais amplo e complexo, atrelado a interesses econômicos e ideológicos, o que requer atenção no seu uso. Portanto, as análises e reflexões elaboradas trazem contribuições ao campo da educação, lançando novos-outros olhares para o uso do livro didático e as práticas pedagógicas para alfabetizar letrando.

Biografia do Autor

Taís Aparecida de Moura, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos

Pós-doutoranda em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos. Coordenadora do Grupo de Investigação de Infâncias e Linguagens (GIIL). E-mail: [email protected]

Stephany Zafira dos Santos Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos. Atualmente é membro do grupo de pesquisa GIIL (Grupo de Investigação de Infâncias e Linguagens), sendo que foi bolsista pelo Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG), onde desenvolveu um projeto de pesquisa referente aos temas: alfabetização e letramento, ensino de língua portuguesa e livro didático.

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Publicado

2024-03-04

Como Citar

Moura, T. A. de, & Silva, S. (2024). LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS PARA AS CRIANÇAS . Cadernos Cajuína, 9(1), e249106. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.171

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares