FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO:

Reflexões e saberes docentes

Autores

  • Elza Galdino de Oliveira IFPB
  • Ana Paula Furtado Soares Pontes UFPB

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.176

Palavras-chave:

Formação Continuada, Saberes Docentes, Instituto Federal

Resumo

Este artigo objetiva refletir acerca da formação continuada e os saberes dos docentes da educação básica, técnica e tecnológica de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), considerando a legislação que a ampara, os investimentos individuais em processos formativos e as especificidades da carreira. A pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo de caso com os docentes que atuam em um campus de um IF do Nordeste, cujos resultados constituem um recorte da dissertação de mestrado. Os dados foram coletados por meio de questionário semi-estruturado submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os saberes específicos da área de atuação são fundamentais, porém revelaram a necessidade associativa desse campo com o conhecimento didático-pedagógico.

Biografia do Autor

Elza Galdino de Oliveira, IFPB

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Rua Professor Francelino de Alencar Neves, 98, Mangabeira II - João Pessoa-PB

Ana Paula Furtado Soares Pontes, UFPB

Universidade Federal da Paraíba. Rua Silvino Lopes, 649, Tambaú - João Pessoa-PB

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Publicado

2024-03-14

Como Citar

Oliveira, E. G. de, & Pontes, A. P. F. S. (2024). FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO: : Reflexões e saberes docentes . Cadernos Cajuína, 9(1), e249115. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.176

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares