PRIMEIROS CONTATOS COM A INFORMAÇÃO

Mediação humana e educação infantil

Autores

  • Taiguara Aldabalde Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alessandra Martins Constantino C Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eliza Bartolizzi Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.177

Palavras-chave:

Informação, Acesso mediado, Documentos, Educação Infantil, Mediação humana.

Resumo

No contexto de combate à misinformação e à desinformação, e considerando os primeiros contatos de crianças pequenas com a informação por práticas de mediadores escolares no Colégio de Aplicação Criarte, da Universidade Federal do Espírito Santo, busca-se refletir sobre questões ligadas às possibilidades didáticas de utilização de documentos como fontes informacionais na Educação Infantil. Os resultados apontam que na mediação humana a documentação pode ser utilizada como contraponto à misinformação e à desinformação, sem deixar de levar em conta a contribuição do desenvolvimento da competência material na formação humana desde a primeira infância. Evidencia o atual contexto de guerra cultural que faz emergir a temática e a ausência de produções referentes ao tema no campo. Realiza uma reflexão de caráter preliminar relativa ao desenvolvimento da competência material construída a partir das potencialidades educacionais dos arquivos em sua dimensão material. Por fim, descreve uma prática de mediação humana na Educação Infantil que se efetiva apoiando-se no uso de fontes de informação.

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Publicado

2024-03-29

Como Citar

Aldabalde, T., Martins Constantino C, A., & Bartolizzi Ferreira, E. (2024). PRIMEIROS CONTATOS COM A INFORMAÇÃO: Mediação humana e educação infantil. Cadernos Cajuína, 9(1), e249138. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.177

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares