PRIMEIROS CONTATOS COM A INFORMAÇÃO
Mediação humana e educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.177Palavras-chave:
Informação, Acesso mediado, Documentos, Educação Infantil, Mediação humana.Resumo
No contexto de combate à misinformação e à desinformação, e considerando os primeiros contatos de crianças pequenas com a informação por práticas de mediadores escolares no Colégio de Aplicação Criarte, da Universidade Federal do Espírito Santo, busca-se refletir sobre questões ligadas às possibilidades didáticas de utilização de documentos como fontes informacionais na Educação Infantil. Os resultados apontam que na mediação humana a documentação pode ser utilizada como contraponto à misinformação e à desinformação, sem deixar de levar em conta a contribuição do desenvolvimento da competência material na formação humana desde a primeira infância. Evidencia o atual contexto de guerra cultural que faz emergir a temática e a ausência de produções referentes ao tema no campo. Realiza uma reflexão de caráter preliminar relativa ao desenvolvimento da competência material construída a partir das potencialidades educacionais dos arquivos em sua dimensão material. Por fim, descreve uma prática de mediação humana na Educação Infantil que se efetiva apoiando-se no uso de fontes de informação.
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