EXPOSIÇÃO NUMISMÁTICA COMO PRÁTICA DE MEDIAÇÃO CULTURAL EM BIBLIOTECA, CASO SENAI LINHARES - ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.178

Palavras-chave:

Mediação cultural, Práticas de mediação, Exposição numismática, Conhecimento histórico, Educação financeira

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a exposição numismática como prática de mediação cultural desenvolvida no decorrer do ano de 2018 pela bibliotecária de uma escola de educação profissional do sistema privado da cidade de Linhares no Estado do Espírito Santo. Adotaram-se os métodos de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e entrevista. Os resultados são descritos a seguir: Inicialmente apresenta breve referencial teórico acerca do tema ‘prática de mediação cultural’ em bibliotecas, posteriormente descreve o projeto, expõe os resultados atingidos como prática de mediação. Ainda no campo dos resultados verificou-se que foram utilizados documentos numismáticos tais como cédulas e moedas, recursos providos pela comunidade escolar para composição da exposição. Foi possível concluir que a referida prática está no campo da mediação, pois integrou, ou seja, conseguiu fazer com que o público participasse de atividade cultural junto ao espaço da biblioteca, portanto democratizou o espaço. Além disso, ocorreu a mediação de conhecimentos históricos (reconhecimento de personagens históricos e datas) e de educação financeira (conversão de valores).

Biografia do Autor

Taiguara Villela Aldabalde, UFES

Sou pesquisador na área de Arquivística e Ciência da Informação. Sou Professor Assistente do Departamento de Arquivologia da Universidade do Espírito Santo. Sou docente nas seguintes disciplinas: Gestão de Instituições e Serviços Arquivísticos, Mediação Cultural, Arranjo e Descrição, Paleografia e Diplomática. Publiquei artigos em periódicos e capters em livros. Mantenho correspondência com outros cientistas. Estou aberto a projetos inovadores em Transformação Digital, Gestão de Produtos Digitais e Humanidades Digitais. Tenho me concentrado em Documentação, Estudos da Informação, Arquivística, Pesquisa Arquivística, Mediação, Mediação Cultural, Mediação da Informação e Método Quali-Quantitativo. Estou desenvolvendo um Laboratório de InfoProdutos. Graduação: Bacharel em Arquivologia/Arquivologia (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UNIRIO). Mestre em História Social (Universidade de São Paulo, USP). Doutora em Ciência da Informação (Universidade de Brasília, UnB). Pós-doutor em Ciências da Informação (Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal).

Referências

ALDABALDE, T. V.. Arquivos de Pessoa(s): um estudo sobre entendimentos e representações dos arquivos manuscritos na Casa Fernando Pessoa. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 26, p. e11, 2018.

ALDABALDE, Taiguara Villela; RODRIGUES, Georgete Medleg . Mediação cultural no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Transinformacao, v. 27, p. 255-264, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018

BRASIL, C. C. P. et al. Considerações introdutórias. Reflexões sobre a pesquisa qualitativa na saúde. In: SILVA, R. M. da et al. (org.) Estudos qualitativos: Enfoques Teóricos e Técnicas de Coleta de Informações. Sobral: Edições UVA, 2018, p. 21 –26

CRIPPA, G. A exposição entre Curadoria e Públicos: problemas da Arte Contemporânea para a Ciência da Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 194-198, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i1p194-198. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/146633. Acesso em: 3 maio. 2023.

CUNHA , M. B. A exposição museológica como estratégia comunicacional: o tratamento museológico da herança patrimonial. Revista Magistro, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 109–120, 2010. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/viewFile/1062/624. Acesso em: 29 jan. 2023.

CHAUMIER, Serge; MAIRESSE, François. La mediation culturelle. Armand Colin. França: 2023. Acesso em: 17 jan. 2024. Disponível em: https://www.cairn.info/la-mediation-culturelle--9782200634803.htm

FONSECA, D. L. S.; CAVALCANTE, L. F. B.; ZANINELLI, T. B. O processo de mediação cultural e os saberes tradicionais: a biblioteca como espaço de preservação cultural dos povos indígenas. DataGramaZero , v. 18, n. 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/202638. Acesso em: 19 abr. 2023.

GONÇALVES, Alyne dos Santos. A militância ambiental de Augusto Ruschi: práticas científicas e estratégias políticas para a conservação da natureza no Brasil (1937-1986). Santa Teresa, ES: INMA : Comunicação Impressa, 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS - IBRAM. Caminhos da memória: para fazer uma exposição. Pesquisa e elaboração do texto: Katia Bordinhão, Lúcia Valente e Maristela dos Santos Simão – Brasília, DF: IBRAM, 2017. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Caminhos-daMem%C3%B3ria-Para-fazer-uma-exposi%C3%A7%C3%A3o1.pdf . Acesso em: 30 jan. 2023.

JONARD, Ricardo Luiz. A Numismática na sala de aula:: moedas que contam histórias. 2020. 142 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/50946/50946.PDF. Acesso em: 20 abr. 2023.

MIGUEL, Marcelo Calderari; Costa, Rosa da Penha Ferreira da; Aldabalde, Taiguara Villela. Mediação e difusão como campos de ação complementares: observando atividades do instituto histórico e geográfico de Vila Velha (ES), Brasil. Revista Mediação, v. 23/24, n. 33/34, p. 119-129, Jul/Jun. 2021/22. Disponível em:http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/9478. Acesso em: 17 jan. 2024.

TELI, A.; CALDAS, R. F.. Percepções sobre a mediação cultural em bibliotecas na literatura nacional e estrangeira. Transinformação, v. 29, n. 29, maio 2017.Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/sT7BgvR9P7QbGhF4wK77Pyf/#.Acesso em: 27 jan 2023.

RASTELI, A. Em busca de um conceito para a mediação cultural em bibliotecas: contribuições conceituais. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 120–140, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245273.120-140. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/103240. Acesso em: 19 jan. 2024.

RASTELI, A.; CALDAS, . F. Mediação cultural e bibliotecas: perspectivas conceituais na ciência da informação no Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 24, n. 54, p. 01–13, 2019. DOI: 10.5007/1518-2924.2019v24n54p1. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p1. Acesso em: 5 abr. 2023.

RODRIGUES JUNIOR, Oswaldo M.. PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM NUMISMÁTICA NO BRASIL. Revista Numismática Brasileira, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 29-46, jan. 2019. Semestral. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Oswaldo-Rodrigues-Jr/publication/340923568_RASRevista_Numismatica_Brasileira_XXIII1-2_2019/links/5ea456bf45851553faad5c98/Revista-Numismatica-Brasileira-XXIII1-2-2019.pdf. Acesso em: 03 maio 2023.

SALCEDO, D. A.; ALVES, R. M. F. A mediação cultural na biblioteca escolar. Biblios, n. 54, p. 82-87, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/161/16134186007.pdf. Acesso em: 29 jan 2023.

SANTOS NETO, João Arlindo dos. Mediação Implícita da Informação no discurso dos bibliotecários da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 193f. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho', Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília/SP, 2014. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes /santos_neto_jad_me_mar.pdf >. Acesso em: 30 jan. 2023.

SCHEUER, Josiele; BEDIN, Jéssica e SENA, Priscila Machado Borges. Mediação cultural em bibliotecas públicas de Curitiba. Inf. Prof., Londrina, v. 9, n. 2, p. 38 – 53, jul./dez. 2020. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/infoprof/. Acesso em: 24 jan 2023.

SENAI - DN. Metodologia SENAI de educação profissional. Brasília, DF: SENAI. DN, 2019. 176 p.

SILVA, Nicole Loureiro da. A Numismática na Educação: utilização de moedas como documento histórico na sala de aula. Revista Educação Pública, v. 20, nº 21, 9 de junho de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/21/a-numismatica-na-educacao-utilizacao-de-moedas-como-documento-historico-na-sala-de-aula

SILVA, Ana Patrícia Gadelha da Costa Silva; FRAGOSO, Williard Pessoa Fragoso. Os estudos de ensino de filosofia e o "imaginário", a partir dos "mundos de sofia", de Jostein Gaarder. Cadernos Cajuína, v. 8 n. 2. 2023.: Cultura de Paz, p.1-3

SILVA, R. J. DA .; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. DE .. Mediação: perspectivas conceituais em Educação e Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 23, n. 2, p. 71–84, abr. 2018.

SOCIEDADE NUMISMÁTICA BRASILEIRA. Revista Numismática Brasileira. Sociedade Brasileira Numismática. v.23, n.1-2, janeiro 2019. (n.p.): Clube de Autores. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/_/hiSKEAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0. Acesso em: 05 maio 2023.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Souza dos Santos, P., & Villela Aldabalde, T. (2024). EXPOSIÇÃO NUMISMÁTICA COMO PRÁTICA DE MEDIAÇÃO CULTURAL EM BIBLIOTECA, CASO SENAI LINHARES - ES . Cadernos Cajuína, 9(1), e249136. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.178

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares