PROGRAMA EDUCA JUNTOS:

Uma análise da política de educação em regime de colaboração no estado do Paraná

Autores

  • Maria Luiza Lourenzini Sotelo UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Valdecir Soligo Unioeste
  • Juliana Serraglio Pasini UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.180

Palavras-chave:

Educa Juntos, Federalismo, Regime de Colaboração, Políticas Educacionais

Resumo

RESUMO: Neste estudo bibliográfico e documental, apresentamos um breve histórico da origem das relações federativas no Brasil no que concerne as políticas educacionais, o aprofundamento desta análise, advém, sobretudo, do Programa Educa Juntos, implantado em regime de colaboração entre o estado do Paraná e as redes Municipais de Ensino sob a coordenação da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte - SEED PR. Nesta perspectiva, buscamos analisar os objetivos e as influências das ações deste programa nas redes municipais, diante da regulamentação e regulação que o demarca, explicitando as interfaces entre a elaboração, a articulação e a execução desta política em regime de colaboração. A pesquisa originou-se na realização de pesquisa bibliográfica para sustentar a fundamentação teórica e justificar, assim, a investigação, busca a definição dos conceitos mais importantes abordados nesta temática, com o propósito de compreender os movimentos e elementos de estruturação que constitui esta política e como se materializa nas redes municipais de ensino. Compreende-se que o Programa, ainda em implementação, revela-se de modo explícito, a tensão entre a elaboração, a articulação e a execução no campo das relações interfederativas, assim como, das dimensões e interesses do Estado, desvelando seu papel regulador.

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

Sotelo, M. L. L., Soligo, V., & Pasini, J. S. (2024). PROGRAMA EDUCA JUNTOS: : Uma análise da política de educação em regime de colaboração no estado do Paraná. Cadernos Cajuína, 9(1), e249139. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.180

Edição

Seção

Artigos Interdisciplinares