PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

CONFLITOS, DILEMAS E EXPERIÊNCIAS DA DOCÊNCIA

Autores

  • Laís Silva Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • José Marcelo Costa dos Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.186

Palavras-chave:

preconceito linguístico, relação professor/aluno, variedade linguística

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral desvelar manifestações do preconceito linguístico no contexto escolar e suas implicações na relação professor/aluno. A pesquisa foi embasada em teóricos como: Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (1994), etc. O estudo, de abordagem qualitativa, compreende características de uma pesquisa-ação, tendo como técnica uma oficina pedagógica aplicada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de São Bernardo (MA). Os resultados do estudo mostram que a variedade linguística quando se difere em determinado meio social, como ocorreu com a professora da turma do 2º ano, pode ser uma causa de preconceito linguístico, o que interferiu na relação entre a docente e os discentes, ratificando que essa prática deve ser extirpada nos contextos escolares e para além deles.

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Publicado

2024-03-20

Como Citar

Silva Costa, L., & Marcelo Costa dos Santos, J. (2024). PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO: CONFLITOS, DILEMAS E EXPERIÊNCIAS DA DOCÊNCIA. Cadernos Cajuína, 9(1), e249119. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.186

Edição

Seção

Formação Interdisciplinar e Práticas na Docência da Educação Básica