A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Gabriel dos Santos Carneiro Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Rachel Tavares de Morais Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.187

Palavras-chave:

música, estratégia pedagógica, ensino de língua portuguesa

Resumo

No presente trabalho debruçamo-nos sobre uma reflexão na abordagem da utilização da música como estratégia pedagógica no ensino de língua portuguesa. Esse artigo tem como objetivo investigar o valor pedagógico da utilização da música como estratégia pedagógica para o ensino de língua portuguesa. A pesquisa teve cunho bibliográfico. Foram feitas análises de livros, artigos e textos afins para uma breve definição e contextualização da música, bem como sua importância no aspecto pedagógico dentro da esfera educacional e sua relação com as sociedades e seus indivíduos ao longo do tempo. Para tanto foram analisados autores como Adorno, (1973), Fonterrada, (2008), Camargo, (2015), entre outros. A música pode ser uma ferramenta eficaz que tem a finalidade de trabalhar o processo de construção e aquisição de conhecimentos que objetivam o domínio de línguas, proporcionando aos alunos elementos que auxiliam na compreensão e assimilação do idioma, além de tornar o processo de aquisição de conhecimentos mais motivador e lúdico. 

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Publicado

2024-03-20

Como Citar

dos Santos Carneiro, G., & Tavares de Morais, R. (2024). A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Cadernos Cajuína, 9(1), e249121. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.187

Edição

Seção

Formação Interdisciplinar e Práticas na Docência da Educação Básica