FANFICTION
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.188Palavras-chave:
gêneros digitais, fanfiction, Letramentos, ensinoResumo
O presente trabalho tem por objetivo compreender a função social do gênero fanfiction e discutir sua importância para o letramento literário e digital, tendo em vista a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos a fim de promover a leitura e escrita em ambientes digitais. A pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo como foco a análise interpretativa de textos retirados da internet e a elaboração de uma sequência didática, enquanto proposta de intervenção pedagógica. A partir da análise das fanfics em seu ambiente de circulação, constatamos que trata-se de uma prática de leitura e escrita bastante popular entre pessoas de diferentes idades. Dessa forma, as fanfics mostram-se como sendo uma excelente prática educativa para o incentivo à leitura e escrita em diferentes contextos, bem como, para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o uso de forma eficiente das múltiplas linguagens presentes no contexto atual.
Referências
BAKHTIN, Mikhail (1895-1975). Os gêneros do discurso / Mikhail Bakhtin; organização, tradução, pósfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Bocharov. - São Paulo: Editora 34, 2016 (1ª Edição). 176 p.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch: Estética da criação verbal / Mikhail Mikhailovitch Bakhtin; prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; introdução e tradução do Russo Paulo Bezerra. - 6ª ed. - São Paulo: Editora WMF Martins Fonte, 2011.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática / Rildo Cosson. 2.ed. - São Paulo: contexto, 2009.
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 352 p.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. -São Paulo: Atlas, 2002.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo. Editora 34. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1993.
MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L.A. & XAVIER, A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de sentido. –2. ed. – Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
LIMA, Maria Oneida Almeida. Gêneros digitais: o gênero Fanfiction Como práticas de leitura e escrita colaborativa e interativa em ambientes virtuais. In:V Congresso Internacional de Letras (5: 2022: on-line). Caderno de resumos V Congresso Internacional de Letras [livro eletrônico]. -1. ed. – Araraquara, SP: Letraria, 2022. PDF.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. /– 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
VARGAS, Maria Lucia Bandeira. O fenômeno fanfiction [recurso eletrônico]: novas leituras e escrituras em meio eletrônico / Maria Lucia Bandeira Vargas. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015; PDF.
XAVIER, A. C. S. Letramento digital e ensino. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (org.). Alfabetização e letramento: conceito e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CC-BY-NC-ND
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Informações:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.