FANFICTION

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Erinara Meneses Carvalho Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Eduarda Assunção Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Oneida Almeida Lima Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Gabriele Araujo Melo Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Eliane Pereira dos Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.188

Palavras-chave:

gêneros digitais, fanfiction, Letramentos, ensino

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender a função social do gênero fanfiction e discutir sua importância para o letramento literário e digital, tendo em vista a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos a fim de promover a leitura e escrita em ambientes digitais. A pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo como foco a análise interpretativa de textos retirados da internet e a elaboração de uma sequência didática, enquanto proposta de intervenção pedagógica. A partir da análise das fanfics em seu ambiente de circulação, constatamos que trata-se de uma prática de leitura e escrita bastante popular entre pessoas de diferentes idades. Dessa forma, as fanfics mostram-se como sendo uma excelente prática educativa para o incentivo à leitura e escrita em diferentes contextos, bem como, para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o uso de forma eficiente das múltiplas linguagens presentes no contexto atual.

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Publicado

2024-03-20

Como Citar

Meneses Carvalho, E., Eduarda Assunção Silva, M., Oneida Almeida Lima, M., Araujo Melo, G., & Pereira dos Santos, E. (2024). FANFICTION: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA CONTEMPORÂNEAS. Cadernos Cajuína, 9(1), e249120. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.188

Edição

Seção

Formação Interdisciplinar e Práticas na Docência da Educação Básica