ATIVIDADES DO PIBID

UM BREVE RELATO

Autores

  • Gabriel dos Santos Carneiro Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Janine Alessandra Perini Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.189

Palavras-chave:

representatividade negra, cotas, racismo, Constituição Federal

Resumo

O trabalho debruça-se sobre as experiências do PIBID, que foram desenvolvidas no Centro de Ensino Deborah Correia Lima, em São Bernardo/MA, na turma do 2º ano do Ensino Médio. A representatividade negra foi um dos assuntos dos quais dedicamos algumas aulas e atividades, consequentemente o tema das cotas integrou e suplementou o projeto. Subsequentemente desenvolvemos um trabalho sobre a Constituição Federal de 1988, essa aula consistiu em quatro momentos: exposição do conteúdo; atividade prática; momento cultural e confraternização. Essa sequência desenvolveu questões como racismo, cotas, representatividade negra, alertando como alguns desses temas são abordados na Constituição Federal. Como base teórica utilizamos Sousa (2019), Munanga (2015), Brasil (1988). Como resultado percebemos que o envolvimento efetivo dos alunos durante as exposições, a participação no momento das atividades são indicadores de que tanto a metodologia quanto a escolha do conteúdo foram significativos para os alunos despertarem uma visão crítica da nossa sociedade. 

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Publicado

2024-03-20

Como Citar

dos Santos Carneiro, G., & Alessandra Perini, J. (2024). ATIVIDADES DO PIBID: UM BREVE RELATO. Cadernos Cajuína, 9(1), e249123. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.189

Edição

Seção

Formação Interdisciplinar e Práticas na Docência da Educação Básica