OS JOGOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Wdson Santos de Araújo Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • José Marcelo Costa dos Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.190

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Jogos, Língua Portuguesa

Resumo

O artigo objetiva analisar como os jogos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Especificamente, buscou-se discorrer sobre a prática de uso dos jogos como ferramentas pedagógicas no ensino de Língua Materna e mostrar os resultados da aplicação de uma oficina pedagógica utilizando jogos manuais para o tratamento de conteúdos de Português, com enfoque no Ensino Médio. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa-ação, tendo como técnica uma oficina pedagógica. A base teórica contemplou, dentre outros, Huizinga (2000), Prensky (2012) e Romanowski (2007). O estudo mostrou que os jogos podem influenciar, positivamente, no ensino e aprendizagem da língua, sendo um instrumento fundamental para mediar conhecimentos, de forma significativa, dinâmica e prazerosa.

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Publicado

2024-03-20

Como Citar

Santos de Araújo, W., & Marcelo Costa dos Santos, J. (2024). OS JOGOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO. Cadernos Cajuína, 9(1), e249122. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.190

Edição

Seção

Formação Interdisciplinar e Práticas na Docência da Educação Básica