“O SONHO DE UM DOM QUIXOTE”

A LÓGICA E A ENCENAÇÃO ARGUMENTATIVA ACERCA DA SAÚDE MENTAL NO PIAUÍ

Autores

  • Francisco Herbert da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.191

Palavras-chave:

discurso midiático, Semiolinguística, modo de organização argumentativo

Resumo

Esta pesquisa, que se insere nos estudos argumentativos da linguagem, tem como objetivo geral analisar as estratégias de persuasão inerentes ao modo de organização argumentativo do discurso. Nossa principal base teórica é a Análise do Discurso Semiolinguística. Trata-se de uma pesquisa descritiva e interpretativa, cujo corpus foi composto por uma reportagem publicada pelo jornal O Dia, no dia 23 de maio de 2010, sobre o Sanatório Meduna. Como forma de demonstrar os resultados da pesquisa, partiu-se da materialidade discursiva para a identificação, classificação e análise dos aspectos argumentativos. Diante disso, o sujeito argumentante fez uso da organização da lógica argumentativa, ao recorrer às articulações lógicas da conjunção, disjunção, oposição e causalidade explicativa. No que tange aos procedimentos da encenação argumentativa, destacou-se na reportagem, a comparação por semelhança, a descrição narrativa, a citação de um dizer, a acumulação por uma gradação e a definição de um ser. 

Referências

AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. Tradução de Angela M. S. Corrêa [et. al]. São Paulo: Contexto, 2018.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e Discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2016.

CORRÊA-ROSADO, Leonardo Coelho. Teoria Semiolinguística: alguns pressupostos. Revista memento, V. 5, n.2, julho-dezembro de 2014. Disponível. em: http://periodicos.unincor.br/index.php/memento/article/view/1826.

FRANKLIN, Camila Fortes Monte. A Construção da Figura do Louco no Piauí no Jornal O Dia: Um Panorama de 1970 A 2019. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.

FRANKLIN, Camila Fortes Monte; RÊGO, Ana Regina Barros. O sanatório Meduna e a invisibilidade do louco nas matérias do jornal O Dia. V Encontro Nordeste de História da Mídia, Recife, 2018.

FRANKLIN, Camila Fortes Monte; TEIXEIRA, Juliana Fernandes. A construção da figura do louco no Piauí no jornal O Dia: um panorama de 1970 a 2019. Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 177-197, jan./jul. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MOURA, João Benvindo de. Análise discursiva de editoriais do jornal Meio Norte: um retrato do Piauí. Teresina: Editora Pathos, 2020. Disponível em: http://editorapathos.com.br/analise-discursiva-de-editoriais-do-jornal-meio-norte-um-retrato-do-piaui/ Acesso em: 30 jan. 2023.

PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino, et al. A enunciação enunciada: reflexões sobre interfaces entre linguística do texto e semiolinguística do discurso. Revista (Con)Textos linguísticos. v.13, n.25, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/26117 Acesso em: 10 ago. 2020.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: a nova retórica. Tradução Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Herbert da Silva, F. (2024). “O SONHO DE UM DOM QUIXOTE”: A LÓGICA E A ENCENAÇÃO ARGUMENTATIVA ACERCA DA SAÚDE MENTAL NO PIAUÍ. Cadernos Cajuína, 9(1), e249124. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.191

Edição

Seção

Formação Interdisciplinar e Práticas na Docência da Educação Básica