PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

PROPOSTAS E DISCUSSÕES

Autores

  • Thiago de Sousa Amorim Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Darkyana Francisca Ibiapina Instituto Federal do Piauí - IFPI
  • Juscelino Francisco do Nascimento Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.192

Palavras-chave:

práticas de linguagem, ensino de língua portuguesa, BNCC

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir sobre como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio propõe a integração das práticas de linguagem e sobre como essas normatizações são apresentadas nas propostas de ensino de autores como: Avelar (2017) e Vieira (2017). Os resultados obtidos revelam que há uma integração entre a BNCC e as propostas de ensino analisadas e que o documento apresenta avanços em relação ao ensino da gramática tradicional, embora seja difícil se desvencilhar totalmente da visão homogeneizadora da língua. Nesse sentido, as propostas de ensino analisadas revelam um movimento que integra as diferentes práticas de linguagem, trazendo uma reflexão sobre o ensino de gramática, a partir da gramática internalizada e das possibilidades de uso que a língua nos oferece, a depender do contexto, da modalidade, do interlocutor.

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Publicado

2024-03-20

Como Citar

de Sousa Amorim, T., Francisca Ibiapina, D., & Francisco do Nascimento, J. (2024). PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTAS E DISCUSSÕES. Cadernos Cajuína, 9(1), e249125. https://doi.org/10.52641/cadcajv9i1.192

Edição

Seção

Formação Interdisciplinar e Práticas na Docência da Educação Básica